Por Vitor Garcia
5 de setembro de 2023PepsiCo inova sua frota de caminhões com placas solares e baú feito com materiais reciclados
Projeto prevê redução de emissão com cerca de 7,8 toneladas de CO²/ano
A PepsiCo, empresa de alimentos e bebidas, traz mais um avanço em sua agenda ESG, agora com foco na distribuição de seus produtos. A companhia acaba de anunciar a evolução de sua frota, com a implementação de mais de 400 caminhões com seus baús feitos à base de BOPP - plástico flexível de embalagens de snacks, além de PET de garrafas recicladas de em sua composição junto à fibra de vidro. O projeto integra também a instalação de painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics - OPV) - uma tecnologia para frotas e tem a redução de emissões de gases de efeito estufa em mais de 250 destes veículos. A iniciativa está em linha com as metas da companhia, que preveem a redução de emissões de gases de efeito estufa, globalmente, em 40% até 2030.
A PepsiCo conta com mais de 4 mil veículos, sendo mais de 160 caminhões movidos a GNV ou elétricos. Ao todo, com o projeto do baú que leva materiais reciclados presente em mais de 400 caminhões, recuperamos aproximadamente 10 toneladas de plástico; ou o equivalente a 157 mil garrafas PET e mais de 376 mil embalagens de snacks, garantindo a circularidade desses materiais.
?Temos metas robustas em nossa estratégia ESG, e estamos investindo fortemente para alcançá-las. Nosso time busca parcerias e desenvolve conjuntamente soluções para que possamos acelerar essas transformações e diminuir o nosso impacto no meio ambiente e até regenerá-lo. Queríamos uma solução inovadora e que utilizasse energia limpa para nos apoiar na descarbonização da frota, e estamos felizes em entregar essa solução.?, afirmou Paulo Quirino, vice-presidente de operações da PepsiCo Brasil.
Por meio do investimento nos painéis solares, parte do combustível que seria consumido pelos caminhões agora será substituído por energia zero carbono, captada por meio de painéis instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico que é mais leve, mais eficiente (em relação ao projeto já vigente na PepsiCo) e propicia a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado. Desse modo, o sistema batizado como ORENgE, contribuirá para reduzir ainda mais a pegada de carbono da companhia em sua operação logística, que garante a presença do portfólio da PepsiCo. No projeto, serão economizadas cerca de 7,8 toneladas de CO²/ano com os primeiros 250 caminhões, o equivalente ao plantio de mais de 860 árvores.