Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Vitor Garcia
30 de agosto de 2022

Rui Mendonça assume cargo de CEO da Operação América do Sul da Marfrig

O executivo inicia no dia 1 de outubro

A Marfrig, uma das líderes mundiais do setor de carne bovina, anunciou hoje a eleição de Rui Mendonça como novo CEO de sua Operação América do Sul, que compreende os mercados de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Mendonça substitui Miguel Gularte, que após pouco mais de quatro anos à frente da operação assume, em 1º de outubro, a presidência executiva da BRF, empresa controlada pela Marfrig.

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Gestão de Agronegócios, Mendonça tem uma carreira de mais de 40 anos no setor de carne bovina. Trabalhou no Brasil e no exterior em empresas multinacionais e, em 2007, passou a fazer parte dos quadros executivos da Marfrig. Nesse período, comandou a unidade de Hulha Negra/Pampeano e liderou as áreas industrial, de logística e frigoríficos da Marfrig Brasil. Em 2017, assumiu o cargo de diretor de industrializados da Marfrig América do Sul. Entre 2018 e 2022, a participação do negócio de industrializados na receita total da Marfrig América do Sul passou de 5% para 15%.

A partir de agora, Mendonça tem a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nos últimos quatro anos, por Miguel Gularte, com foco no aumento da produtividade e na excelência da operação.

No segundo trimestre de 2022, a Operação América do Sul registrou uma receita líquida de 7,1 bilhões de reais, com crescimento anual de 41,6% (foi o maior avanço da história dessa operação em um trimestre). A margem Ebitda foi de 9,5% (aumento de 594 bps em relação à alcançada no mesmo período de 2021). A Marfrig é hoje a empresa com o maior número de plantas habilitadas para a exportação ao mercado chinês ? 13, no total.

?O avanço da Marfrig é uma conquista compartilhada com cada colaborador, em cada uma das nossas unidades de produção?, diz Mendonça. ?Assim como foi feito até agora, vou trabalhar muito próximo às unidades e às suas comunidades para que, juntos, façamos da Marfrig uma empresa cada vez mais eficiente, respeitada e admirada por todos aqueles com os quais nos relacionamos.? Rui Mendonça é gaúcho e tem 63 anos.

Deixe seu comentário