Por Vitor Garcia
26 de abril de 2023Ypê inaugura nova fábrica e Centro de Distribuição, em Itapissuma (PE)
Com investimento de R$ 420 milhões, complexo amplia a presença da marca no Nordeste
A Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil, inaugura nesta quarta-feira (26) a nova fábrica e Centro de Distribuição no município de Itapissuma, em Pernambuco. Novo complexo fabril fortalece a presença da marca na região, que já conta com uma fábrica em Simões Filho (BA).
LEIA TAMBÉM
?Esse projeto mudou a nossa história?: CD 4.0 da Ypê é um dos mais modernos da América Latina
SuperVarejo de abril debate a busca por maneiras eficientes na geração de energia ao setor
?Essa inauguração faz parte da nossa estratégia de crescimento e é um importante marco na história da companhia, que neste ano completa 73 anos, repleta de conquistas, de muitas responsabilidades e desafios?, conta Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. ?Mantendo o nosso ideal de continuar acreditando e investindo no Brasil, este projeto reflete que seguimos apoiando o desenvolvimento econômico e social da região, considerada estratégica para o crescimento do País?, ressalta Junior.
Com o novo complexo, foram gerados 250 empregos diretos em Pernambuco, com potencial de expansão e geração de até 800 postos de trabalho diretos. A unidade produzirá diversos itens que compõem o portfólio de produtos da marca, como lava-louças, amaciantes, lava-roupas, água sanitária e a esponja de aço Assolan, atendendo os mercados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
A planta ocupa um terreno de 400.000 m?, com mais de 52.000m² de área construída, entre área fabril, prédios de apoio e CD. E a distribuição dos produtos será feita por meio de um CD robusto, que conta com quatro docas trilaterais, e cerca de 15 mil posições porta paletes.
Investimento sustentável
Com investimento de R$ 420 milhões, parte sendo financiada pelo banco do Nordeste, a planta foi construída do zero. Toda água utilizada na operação será proveniente de poços artesianos, opção menos agressiva à natureza quando comparada à captação superficial, enquanto as caldeiras serão abastecidas com gás natural encanado, combustível mais limpo e eficiente que outras fontes de origem fóssil.
O cuidado com a redução do impacto ambiental se estende à iluminação 100% em LED, bem como a rede principal de irrigação e vasos sanitários alimentada por água de reuso e empilhadeiras elétricas movidas a baterias de lítio. Por estar próxima ao mercado consumidor da região Nordeste, serão reduzidas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) geradas pelas atividades de logística.