Por Vitor Garcia
23 de novembro de 2022Nestlé traz o primeiro produto social de cafés no mundo
A Nescafé criou a iniciativa com o intuito de estimular e capacitar os jovens cafeicultores do país
A Nescafé lançou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), o primeiro produto social de cafés da Nestlé no mundo, desenvolvido com o objetivo de estimular e capacitar os jovens cafeicultores brasileiros. Parte da linha Origens do Brasil, a flagship de sustentabilidade da Nescafé, a edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café terá 100% do lucro revertido ao projeto Fazedores de Café por Nescafé, que, desde 2019, reúne jovens cafeicultores junto a professores renomados da cadeia produtiva ? experts cujos saberes vão desde cultivo e práticas regenerativas na lavoura até barismo e análise sensorial de consumo ?, em aulas imersivas e totalmente gratuitas.
O projeto, que possui parceria entre Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café ? idealizadora da versão urbana e pioneira do projeto ?, formou mais de 80 jovens somente em 2022, em duas edições: em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), em março; e em Linhares (ES), em setembro.
A edição especialnasceu a partir do café produzido pelos jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina que participaram do projeto no início do ano: grãos especiais (isto é, pertencentes à categoria máxima de qualidade de cafés), cultivados por meio de práticas da agricultura regenerativa em um dos melhores terroirs do Brasil, no coração da Bahia.
?O lançamento de Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café simboliza a jornada genuína e poderosa da Nescafé a serviço da transformação. Mais do que multiplicar conhecimento, nossa parceria com o Fazedores de Café convida a repensar o cultivo de café no Brasil, a fim de torná-lo verdadeiramente sustentável, regenerativo com o meio ambiente, respeitoso com as pessoas e cheio de sabor?, afirma Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.
O produto social ganhou forma em um ambiente de excelência e cocriação. Os baristas Diego Gonzales e Paulo Gabriel Maciel, da cafeteria Sofá Café, foram responsáveis pelas definições da torrefação ideal do produto ? que alcançou uma torra clara, garantindo intensidade suave e notas sensoriais de frutas secas, melaço e rapadura.
Créditos da imagem: Liliane Virgínia Silva Campos