
Por Redação
2 de maio de 2025Dia das Mães: como trabalhar o cross merchandising e impulsionar as vendas na loja durante o período
Facilitar o planejamento do almoço especial da data pode estreitar relacionamento com clientes e impulsionar vendas
Uma das principais oportunidades do varejo alimentar, o Dia das Mães é uma data especial e com forte potencial para ser trabalhada nos supermercados. Isso vale, principalmente, para as estratégias de cross merchandising, que se bem trabalhado, pode aumentar o número de itens no carrinho do consumidor e elevar o ticket médio, utilizando soluções criativas que tragam uma conexão emocional com os clientes.
Veja algumas ideias para colocar em prática um cross eficiente na loja: Invente uma mesa posta para inspirar e conectar categorias
Monte, em um ponto de alta circulação, uma mesa posta que represente o almoço de Dia das Mães. Ao reunir, em um único espaço, alimentos para o preparo de pratos principais, acompanhamentos, molhos, temperos, sobremesas e bebidas, o varejo facilita a visualização de uma refeição completa. “Mais do que decorativa, essa abordagem antecipa as necessidades do consumidor, reduz o tempo de decisão e conecta categorias distintas para impulsionar as vendas”, afirma Jonathan Dagues, CEO da SPAR Brasil.
Crie "ilhas da ocasião"
Faça isso logo na entrada ou perto do setor de alimentos. “Monte exposições temáticas que reúnam todos os itens necessários para um almoço especial. Isso facilita a jornada de compra e motiva o cliente a montar uma refeição completa, sem precisar sair da seção”, garante Cláudia Abreu, professora especialista de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Faça associações inteligentes que elevem o ticket médio
De acordo com Jonathan, da SPAR Brasil, no varejo alimentar o segredo de um cross merchandising eficaz está na lógica da exposição: quanto mais natural for a associação entre os produtos, maior o potencial de conversão. Exiba vinhos ao lado de queijos ou, por exemplo, macarrão, molho de tomate e queijo ralado próximos entre si. Organizar os itens de maneira coerente nas gôndolas e em locais de fácil visualização ajuda a guiar a decisão do consumidor, facilitando a experiência de compra e incentivando a aquisição de produtos adicionais, o que pode aumentar o ticket médio.
Combine alimentos com itens de presente
Cláudia, da ESPM, recomenda oferecer pacotes criativos que agreguem valor e conveniência, como: vinhos, bombons e taças decorativas; ingredientes para o almoço, velas aromáticas e itens de autocuidado e o combo itens para a casa e flores. “Ao combinar alimentos e presentes, o cliente percebe valor no pacote e acaba comprando mais, resolvendo tanto a refeição quanto o presente de uma vez”, destaca. Promova degustações no PDV
A realização de degustações no ponto de venda é uma tática eficiente para gerar experimentação, engajar o consumidor e aumentar a conversão. Em datas comemorativas como o Dia das Mães, essa ação se torna ainda mais relevante quando aplicada a produtos de menor giro, lançamentos ou itens de maior valor agregado — que exigem um incentivo extra para sair da gôndola. Além de ativar a marca, o promotor pode sugerir combinações, incentivando o consumidor a levar itens complementares no carrinho. A degustação é uma boa estratégia que desperta o desejo de compra, além de reforçar a percepção de qualidade dos produtos oferecidos.
Pense num café da tarde como continuidade da celebração
“Embora o foco principal da ação seja o almoço de Dia das Mães, supermercadistas podem aproveitar a oportunidade para sugerir complementos para um café da tarde pós-almoço, seja criando uma seção especial de sobremesas ou posicionando itens próximos”, explica o CEO da SPAR Brasil. Em áreas de sorvete, por exemplo, coloque leite condensado, chantilly e outros acompanhamentos. Já perto da seção de café, posicione biscoitos, chocolates e outras delícias que harmonizem com a bebida. Esse tipo de cross merchandising cria uma continuidade natural da ocasião, estimulando o consumidor a completar sua experiência e ampliar a variedade de itens adquiridos.
Trate o checkout como ponto adicional de encantamento e praticidade
O checkout é uma área importantíssima e não deve ser subestimado. Em datas como o Dia das Mães, posicionar produtos com apelo emocional — como chocolates, flores, cosméticos e embalagens para presentes próximos à fila ou ao caixa pode influenciar decisões de última hora. “Ao sinalizar bem essas opções e apresentá-las como sugestões de presente, o supermercado transforma esse ponto final da jornada em uma oportunidade a mais de encantamento e conveniência para o shopper”, pontua Jonathas.
Presente de última hora? Facilite a escolha
Ofereça uma solução prática para os consumidores que buscam um presente de última hora, criando uma área dedicada com curadoria de itens prontos para presentear. Organize produtos como cestas de café da manhã, hidratantes, espumantes, chocolates, flores e embalagens para presentes em um espaço destacado no ponto de venda. Com uma apresentação atraente e bem planejada, esses itens ganham ainda mais visibilidade.
Use o CRM para tomar decisões
A coleta e a análise de dados qualitativos dos clientes são importantes para entender hábitos de consumo, suas motivações e necessidades. Esses insights podem ser fundamentais para fechar vendas e garantir o sucesso no Dia das Mães. “Os CRMs alimentados por IA proporcionam cada vez mais experiências hiperpersonalizadas, analisando vastos conjuntos de dados e adaptando cada interação às preferências e aos comportamentos individuais do cliente”, salienta Zahra Jivá, Diretora Global de Estratégias para Vendas da Pipedrive.
Proporcione um ambiente temático e inspirador
Monte exposições criativas para destacar a temática do Dia das Mães nos corredores, utilizando elementos visuais como balões, displays e totens temáticos. Adicione sinalizações simples, como placas e adesivos no chão, que conduzam os consumidores até os espaços promocionais. Posicione QR Codes em pontos estratégicos, como nas ilhas de produtos ou ao lado de itens-chave, oferecendo sugestões de receitas ou harmonizações. Com ações como essas, o ambiente se transforma em um espaço que convida o consumidor a vivenciar a data, estimulando compras de forma natural e emocional.
Integre floricultura, padaria e confeitaria
Monte combos que reúnam flores, bolos decorados, espumantes e cartões. “Essa integração transforma o supermercado em uma solução completa para o Dia das Mães, tornando a experiência de compra mais conveniente e atraente para o cliente”, diz Cláudia, da ESPM.