
Por Redação
17 de fevereiro de 2025Como criar planogramas que vendem mais e simplificar a gestão de prateleiras: a Solução Retano Shelfspace na rede EVA
Gerenciar o espaço nas prateleiras das lojas é um processo complexo e trabalhoso para os varejistas. A exposição adequada pode aumentar as vendas de forma tão significativa quanto programas de fidelidade, promoções e outras ferramentas de retenção de clientes.
Para garantir o desenvolvimento estável da rede, é mais conveniente aplicar o gerenciamento centralizado de planogramas por formato de loja. O gerenciamento manual do planograma nos pontos de venda é lento e caro. Nesta situação, existem duas soluções possíveis: aumentar o número de colaboradores ou automatizar o processo.
"O Retano Shelfspace não é apenas uma ferramenta de planogramas. É um sistema de gerenciamento de espaço de prateleira "inteligente" criado especificamente para o varejo. O sistema gera planogramas de forma autônoma, de acordo com as regras de colocação automática de produtos. O gestor só precisa fazer os ajustes necessários e iniciar o processo de aprovação eletrônica. O sistema também ajuda a encontrar o posicionamento ideal dos produtos, com base não na opinião subjetiva de um funcionário, mas na análise de vendas, zonas quentes/frias, etc. As recomendações e dicas de IA/ML para otimizar os planogramas ajudam o varejista a tomar rapidamente as decisões mais adequadas para melhorar a exposição. A grande vantagem do sistema é que se trata de uma solução viva e em constante atualização. Nossa equipe de desenvolvimento trabalha constantemente na melhoria e modernização do produto, proporcionando aos clientes ferramentas modernas, como o designer de prateleiras 3D, o sistema de controle do display e o reconhecimento de produtos utilizando IA, portal web e aplicativo mobile para os funcionários da loja”, explica Francisco Sales D'Almeida, Country Manager da Retano Brazil.
A otimização dos planogramas é um aspecto importante do trabalho do varejista, que influencia positivamente os processos de gestão relacionados à cadeia varejista, como o sistema de reposição automática, planejamento de sortimento, relacionamento com fornecedores e muitos outros. Quanto melhor for a gestão do espaço nas prateleiras, maior será o efeito que o varejista obterá da sinergia de processos relacionados.
Por exemplo, sem informações sobre o número de faces do produto, o sistema de pedido automático não pode fazer um cálculo correto da quantidade do pedido. Além disso, ao conhecer a capacidade atual das prateleiras, o sistema de pedidos automáticos pode calcular com precisão a quantidade máxima de mercadorias que podem ser colocadas fisicamente na loja.
O processo de gestão de exposições está intimamente relacionado à gestão do sortimento de produtos. O número de prateleiras é limitado. Para determinar o volume aceitável para um grupo de produtos, os gestores de categoria precisam conhecer a capacidade máxima de armazenamento.
Como identificar as áreas quentes e frias do ponto de venda?
Exemplo: Um varejista decide introduzir um novo produto de alta margem em seu sortimento. Como os corredores já estão ocupados por prateleiras de produtos promocionais, o gestor decide liberar espaço em uma prateleira vizinha transferindo a categoria de produto para outro corredor. Mas, apesar de uma cadeia de suprimento bem organizada e do investimento financeiro em publicidade, os resultados promocionais são piores do que o esperado. E, além disso, as vendas da categoria de produto transferida para o novo local começam a reduzir.
Se um gerente confiar apenas na análise de vendas da categoria e da loja ao alterar o layout da área de vendas, esses tipos de problemas ocorrerão regularmente. Para garantir que a movimentação de um produto não piore as vendas de outros grupos de produtos, é necessário analisar a eficácia da colocação de produtos dentro dos equipamentos de vendas.
Retano Shelfspace fornece ferramentas para análise abrangente de espaços de varejo. Com sua ajuda, um varejista pode determinar as zonas “quentes” mais lucrativas e as prateleiras “douradas” para a colocação de produtos marginais antes mesmo do início de uma promoção.
Cada decisão de otimização da planta é apoiada pela análise de vendas, margens e faturamento dos equipamentos de vendas.
Como reduzir os custos de mão de obra na criação de planogramas? Deixando nas mãos de um sistema automático
O Retano Shelfspace cria planogramas automaticamente usando regras de layout levando em consideração todos os atributos possíveis do produto: marca, tamanho, preço, etc.
Com base nessas regras, o sistema distribui as mercadorias na gôndola e, com base nas cotas de fornecedores ou marcas especificadas, constrói automaticamente planogramas com blocos de marcas verticais/horizontais. Desta forma, é possível implementar merchandising de qualquer complexidade no sistema e criar uma exposição de produtos de acordo com o mesmo com o mínimo de mão de obra.
Em cada etapa do trabalho com os planogramas, o sistema monitora automaticamente as alterações realizadas para cumprimento das regras de layout e parâmetros dos equipamentos estabelecidos, notificando os colaboradores sobre eventuais inconsistências ou erros. Isso reduz significativamente o número de erros e o tempo gasto na verificação manual dos planogramas.
Ajuste automático do planograma para centenas e milhares de lojas
Os grandes varejistas se esforçam para padronizar a exibição de cada formato de sua rede. Dessa forma, investe-se muito menos trabalho no gerenciamento de layouts típicos, e um cliente que visita uma rede de lojas favorita em um bairro vizinho encontrará produtos familiares na mesma prateleira de uma loja perto de sua casa.
Essa abordagem de clustering é extremamente eficiente porque não é mais necessário gerar manualmente todo o conjunto de planogramas de cada loja. Com alguns cliques, o trabalho está concluído.
Acompanhamento online da colocação de produtos em todas as lojas
É difícil controlar a qualidade da exposição em cada loja. O portal e aplicativo mobile Retano Shelfspace são ferramentas convenientes de controle e comunicação entre funcionários da matriz e do ponto de venda, onde recebem tarefas claras de atualização da exposição no chat BPM, informam sobre seu cumprimento via relatório fotográfico, controlam a correção do exposição através do sistema de reconhecimento de IA. Além disso, têm a possibilidade de conversar diretamente com o gestor responsável, se necessário.
A experiência da rede EVA com a solução Retano Shelfspace
A EVA é o maior varejista de drogarias do mercado do Leste Europeu, com mais de 1.000 lojas. O varejista se expandiu rapidamente nos últimos anos. Este rápido crescimento empresarial exige uma abordagem de gestão calibrada e uma digitalização ativa dos processos internos para manter a eficiência. Para otimizar a gestão do espaço nas prateleiras, o varejista incorporou a solução Retano Shelfspace em seu ecossistema de TI em 2020.
Durante o projeto piloto, o processo de gestão do planograma de 50 lojas foi automatizado. Foram selecionadas lojas de diversos formatos com pessoal familiarizado com os processos de negócio da empresa. O lançamento do grupo de teste foi um sucesso. Com base nos resultados dos testes, o varejista decidiu implementar o novo sistema de gestão de planogramas em todas as lojas.
Andrey Morozov, Chefe de Gestão de Sortimento da EVA, compartilhou os resultados da implementação do Retano Shelfspace.
“O custo do pessoal envolvido na criação de planogramas foi reduzido
Antes da implantação do sistema, os gestores das categorias precisavam criar planogramas manualmente para cada formato de loja. Isso demorava muito. Os planogramas agora estão vinculados a formatos de categorias. A atribuição aos formatos é baseada na marca, categoria do produto, preço e outras propriedades da categoria. O sistema coloca os produtos nas prateleiras por meio de planogramas horizontais e verticais.
Além disso, Retano Shelfspace nos ajuda a preparar a abertura de novos pontos de venda em um curto espaço de tempo e a criar planogramas no formato necessário.
O número de erros na criação de planogramas foi significativamente reduzido
Utilizamos uma ferramenta de aprovação eletrônica passo a passo dos planogramas e agora as lojas só recebem planogramas aprovados. A ferramenta é muito fácil de usar, com uma interface intuitiva que permite comparar o estado dos planogramas antes e depois das alterações.
A gestão e o controle das operações das lojas são agora mais eficientes
Todos os colaboradores responsáveis têm acesso ao portal Retano Shelfspace. Lá eles recebem informações sobre tarefas, sortimento, lista de produtos em cada prateleira, versões atuais e anteriores dos planogramas.
As alterações são imediatamente carregadas no portal, os funcionários são notificados e podem começar a atualizar as plantas das lojas. Após concluir as tarefas, é necessário enviar um registro fotográfico pelo mesmo portal.
Num futuro próximo, pretendemos implementar o aplicativo móvel Retano Shelfspace. É uma ferramenta adicional do sistema que nos ajudará a melhorar a comunicação entre os funcionários.”
O Sistema de Gestão de Shelfspace faz parte do Ecossistema Digital Retano. Oferecemos uma abordagem modular passo a passo para a transformação digital do varejo, permitindo que os varejistas integrem novos sistemas sem interromper as operações atuais. Nossas soluções baseadas em nuvem não exigem a compra de hardware de servidor e integram-se perfeitamente a qualquer sistema que o varejista já utilize.
Saiba mais sobre as capacidades do sistema Retano Shelfspace
https://retano.ai/pt/retano-solucoes/gestao-de-espaco-de-loja-2/
Contatos
Email: brazil@retano.ai
Telefone: +55 11981229214