Por Redação
12 de novembro de 2024Digitalização transforma o supermercado: e-commerce e autosserviço são tendências para o Natal
Especialistas destacam personalização e integração digital como diferencial para o consumidor, sem deixar de lado experiência física
Com a rápida digitalização e o crescimento do e-commerce no setor supermercadista, a forma de comprar alimentos e produtos de consumo diário parece que nunca mais será a mesma. As ferramentas digitais, como os aplicativos e os terminais de autoatendimento, por exemplo, criam uma nova experiência de compra, mais prática e eficiente, ajustada às exigências do consumidor atual. Na reta final de 2024 e com a proximidade do Natal, especialistas projetam que essa transformação será ainda mais evidente, com inovações que poderão redefinir a maneira como as pessoas fazem suas compras para as festas de fim de ano.
Para Daniel Kamlot, professor de varejo da ESPM, o aumento da digitalização no setor é resultado de uma demanda crescente por conveniência e segurança, impulsionada especialmente pela pandemia. “A experiência de compra via e-commerce foi reforçada com a pandemia de Covid-19, que ‘forçou’ muitos consumidores a experimentarem o ambiente online. Esse hábito se consolidou, mesmo após a reabertura das lojas físicas”, aponta Kamlot.
Segundo o professor, os consumidores passaram a preferir a possibilidade de comparar preços, fazer compras a qualquer hora e receber os produtos diretamente em casa, sem a necessidade de enfrentar filas. “A popularização do autosserviço também surge como resposta ao desejo dos clientes por autonomia e agilidade, aspecto que se mostra ainda mais relevante durante as festividades de Natal. Tecnologias como caixas de autoatendimento e carrinhos inteligentes permitem uma experiência de compra mais fluida, favorecendo o cliente que deseja evitar filas”, explica Daniel Kamlot.
Personalização e integração digital para o Natal
O Natal é um dos períodos de maior movimento para o setor supermercadista, e a tecnologia tem sido uma aliada importante na preparação para a alta demanda. Vanessa Santini, gerente de marketing da Pricefy by Selbetti, explica que os consumidores têm buscado agilidade nas compras de fim de ano, muitas vezes planejando as compras online e buscando as melhores ofertas antes de visitar as lojas físicas. “Com o avanço da digitalização, o comportamento de compra nos supermercados se tornou mais dinâmico. Muitos consumidores agora pesquisam ofertas online antes de ir às lojas, especialmente no Natal, quando têm agendas mais apertadas”, destaca Santini.
A gerente de marketing da Pricefy by Selbetti entende que, para atender a essa demanda, os supermercados têm investido em etiquetas eletrônicas e sinalização digital, que permitem a atualização dos preços em tempo real, sincronizando as ofertas online e as da loja física. “Essa consistência evita discrepâncias que poderiam frustrar o consumidor, proporcionando uma experiência de compra mais integrada e satisfatória. A digitalização trouxe ao consumidor mais acesso à informação, tornando-o mais exigente, especialmente em épocas de alta demanda, como o Natal. Por isso, é muito importante ficar atento à jornada de compra e à experiência que está sendo criada”, pontua Santini.
Para enfrentar o aumento da demanda no Natal, os supermercados estão apostando em ferramentas como a Inteligência Artificial e o Big Data, que auxiliam na precificação e na gestão de estoques. Daniel Kamlot menciona que o uso de IA ajuda na personalização das ofertas, atraindo clientes de forma mais assertiva e gerando mais fidelidade ao varejo. “A análise preditiva possibilita ajustar os estoques com base no histórico de consumo, o que é fundamental para evitar falta de produtos e desperdício em períodos de alta demanda”, diz o professor da ESPM.
Assistentes virtuais e experiência física
De acordo com Kamlot, outra tendência são os chatbots e o atendimento automatizado, que têm se mostrado eficientes para ajudar os consumidores nas compras online, mesmo na véspera da noite mais movimentada do ano. “Esses assistentes virtuais ‘compreendem’ a linguagem humana, garantindo um suporte que melhora a experiência do consumidor. Com a automação, os colaboradores do varejo ficam livres para se dedicar a atividades mais estratégicas, como o atendimento especializado e a reposição de produtos, o que otimiza a operação como um todo”, ensina o professor de varejo da ESPM.
Apesar do avanço digital, a experiência física ainda é fundamental para muitos consumidores, especialmente no Natal, quando há uma busca por produtos frescos e itens temáticos. Para proporcionar uma jornada de compra única, o setor supermercadista está promovendo a integração entre os ambientes físico e digital, com sistemas de clique e retire e a implementação de marketing sensorial nas lojas. “Investir em uma atmosfera natalina, com música ambiente e iluminação especial, pode elevar a experiência de compra e atrair consumidores, incentivando também as compras por impulso”, finaliza Daniel Kamlot.