Por Vitor Garcia
18 de abril de 2023Carrefour, Assaí e Grupo Mateus conquistam pódio no Ranking ABRAS 2023
Em 2022 o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões. Confira a lista completa
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou nessa segunda-feira (17) o Ranking ABRAS 2023, estudo realizado em parceria com a NielsenIQ que retrata as movimentações do setor supermercadista no ano anterior. Foram anunciadas as 30 maiores empresas do setor supermercadista, no topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking, movimentando R$ 108,1 bilhões em 2022. O segundo colocado no Ranking ABRAS, o Assaí Atacadista, com faturamento de R$ 59,7 bilhões, sendo seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição e ficou em terceiro, tendo apurado no período R$ 24,6 bilhões.
No panorama geral do setor, em 2022, ele avançou ainda mais alcançando um faturamento de R$ 695,7 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição, o que no resultado consolidado pelos supermercados representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em relação à geração de empregos, o setor também trouxe números crescentes ante o estudo passado, apresentando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos.
LEIA TAMBÉM
Grupo Mateus ultrapassa a marca de 60 atacarejos
Setor atacadista distribuidor espera crescer de 2% a 3% em 2023
Em relação ao número de lojas, o setor também expandiu, passando de 92.588 lojas no Ranking anterior para 94.706 lojas no atual cenário em todo o país, por onde passam diariamente 28 milhões de consumidores agregando também um total de 245,4 mil checkouts.
Confira o Ranking completo:
Para o presidente da ABRAS João Galassi, O Ranking ABRAS é um importante instrumento que revela a contínua escalada do varejo alimentar no Brasil. ?Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente?, celebra Galassi.
O estudo considera, especificamente, a amostra proveniente das empresas que participaram da pesquisa, correspondendo a um grupo de 1.247 empresas supermercadistas, com faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.