Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Vitor Garcia
13 de julho de 2023

Carrefour compra supermercados Cora e Match por US$ 1,2 bi, na França

A transação deve ser concluída no verão de 2024, reafirmando a presença do grupo no mercado francês

O Carrefour informou que fechou um acordo com o grupo Louis Delhaize para a aquisição das bandeiras Cora e Match, na França, que operam 60 hipermercados e 115 supermercados empregando cerca de 24.000 pessoas e gerando vendas líquidas de 5,2 bilhões ? em 2022 (4,3 bilhões ? excluindo gasolina) e EBITDA de 189 milhões ? .

As lojas adquiridas apresentam uma complementaridade geográfica muito forte com o Carrefour, com participação de mercado particularmente forte no leste e norte da França, onde o Carrefour tem pouca presença. A transação inclui a aquisição dos imóveis de 55 hipermercados e 77 supermercados.

A transação deve ser concluída no verão de 2024, avaliando os ativos adquiridos com base em um valor empresarial de 1,05 bilhão ?; será um acréscimo em termos de EPS ajustado desde o primeiro ano. A integração das lojas Cora e Match oferece um potencial significativo de sinergias, estimado em 110 milhões ? em EBITDA anualmente, 3 anos após a efetiva conclusão da transação. Os custos de integração associados, distribuídos por 2 anos, são estimados em 200 milhões de euros (investimentos e despesas operacionais).

"Com a aquisição das bandeiras Cora e Match, o Carrefour anuncia sua primeira grande aquisição na França em mais de vinte anos e consolida sua posição de liderança no varejo de alimentos em seu mercado doméstico. Esta transação acordada permitirá ao Carrefour continuar a aventura iniciada na França pela família Bouriez e pelo grupo Louis Delhaize, com quem nosso Grupo compartilha uma cultura, história e valores comuns. Quero prestar-lhes homenagem, as equipes Cora e Match, cuja competência, empenho e cultura empreendedora serão uma mais valia para o nosso Grupo. Esta transação também demonstra nossa capacidade de seguir nossa estratégia de crescimento externo por meio de aquisições direcionadas, fornecendo participação de mercado e sinergias, graças à transformação iniciada há 6 anos e a solidez de nosso balanço." comenta Alexandre Bompard, Presidente e Diretor Executivo do Grupo.

Deixe seu comentário