Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
29 de outubro de 2024

Como os supermercados devem se adaptar aos clientes 50+?

Espaços temáticos com serviços e produtos específicos e vagas afirmativas para gerar representatividade são algumas das iniciativas

Conforme dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as consequentes análises, o Brasil vem passando por uma transformação demográfica interessante que já impacta na sociedade, na cultura, no ambiente corporativo e, claro na economia - que, com o envelhecimento da população, ganhou uma vertente chamada "economia prateada".

Para se ter uma ideia, de 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) no país quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Conforme projeções, em 2070 cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos.

LEIA TAMBÉM

O "estilo", digamos, de envelhecer também apresenta mudanças. As pessoas 50+ estão mais ativas do que nunca e com um poder de consumo significativo de consumo, mesmo com as limitações características conforme as décadas vão aumentando.

Toda essa movimentação, obviamente, não estão passando despercebida pelos supermercadistas. Além das ações envolvendo diversidade e inclusão em suas equipes de colaboradores, com a contratação de pessoas 50+, as redes têm traçado estratégias para atender da maneira mais personalizada possível esse público.

É o caso dos Supermercados Dalben, com quatro unidades no interior paulista, que em 2025 vai tirar do papel um projeto temporariamente nomeado de Longevidade. "Essa iniciativa visa atender o público sênior, 50+, e envolve trazer uma nova categoria para as nossas lojas, com soluções de compra específica para esses clientes. Estamos planejando um espaço exclusivo com área de descanso e lupa para conseguir enxergar melhor os produtos e os respectivos preço e composição. Além disso, o Dalben vai promover eventos de degustação em parceria com as indústrias que fizerem parte desse espaço", conta a diretora de marketing Fernanda Dalben, que também é CEO da SMKT - Soluções de Marketing para Varejo

O gerenciamento por categoria com comunicação visual do espaço Longevidade deve reunir não só produtos alimentícios, mas também moda, higiene pessoal, suplementos, vitaminas e outros itens próprior para atender esse público.

Já o Grupo Pereira, que inclui 31 supermercados Comper, foi a primeira rede do varejo brasileiro a conquistar o certificado internacional Certified Age Friendly Employer (CAFE), do Age Friendly Institute, reconhecendo seu compromisso com a contratação e retenção de profissionais acima de 50 anos. Atualmente, mais de 14% do quadro de funcionários é composto por pessoas nessa faixa etária, enquanto a média nacional varia entre 3% e 5%. "Em 2023, o Grupo contratou cerca de 750 colaboradores com 50 anos ou mais, reforçando seu compromisso com a diversidade. Além disso, o Grupo promove o programa GP Diversidade, que inclui ações contra o etarismo", explica Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.

Os projetos do Grupo estão alinhados à uma série de iniciativas, de diversas redes em todo o Brasil, de abrir vagas afirmativas para pessoas 50+. É importante ressaltar que essa representatividade no corpo de colaboradores facilita a identificação de clientes mais maduros, valorizando a marca no mercado e ampliando suas oportunidades.

Comentários(1)
Perfeito
29 de outubro de 2024 às 19:03

Tenho achado as matérias sensacionais

Responder
Deixe seu comentário