Por Vitor Garcia
11 de novembro de 2022Como os supermercados devem se preparar para vender mais e aproveitar os feriados de 2023
Especialista destaca importância da precificação correta dos produtos e disponibilidade dos itens nas gôndolas, sem rupturas
Se em 2022 a maioria dos feriados não pôde ser aproveitado para um descanso prolongado, o ano que vem promete ser diferente para os brasileiros. Sempre que os feriados caem em dias próximos ao fim de semana permite que as pessoas emendem o dia de folga com o descanso semanal e, consequentemente, acabam planejando viagens ou preparando eventos de confraternização com a família e os amigos. Em 2023, o calendário conta com sete feriados que serão aproveitados desta forma, principalmente porque acontecem em dias da semana como segunda, quinta ou sexta-feira.
Os feriados que cairão na sexta-feira são Paixão de Cristo (7/4) e Tiradentes (21/4), enquanto nas segundas teremos Dia do Trabalho (1/5) e Natal (25/12). Nas quintas-feiras de 2023 os feriados do calendário são: Dia da Independência (7/9), Dia das Crianças (12/10) e Dia de Finados (02/11). Nesse cenário, os supermercados podem aproveitar as datas para vender mais e melhorar o desempenho de vendas das lojas.
Segundo Ricardo Ramos, CEO da Precifica, o maior desafio das lojas na preparação para os feriados que teremos em 2023 não se limita apenas em manter os estoques abastecidos, mas também em fazer o planejamento de preço sem perder rentabilidade. ?Além disso, é preciso preparar o estoque para atender à demanda correta. Por exemplo, no Carnaval, as lojas do interior terão um público menor que no litoral. Talvez seja possível aumentar as margens de lucro, mas ainda é preciso ter um equilíbrio para não encalhar o estoque ou comprometer a venda de produtos perto da validade?, explica.
Inteligência artificial e novas variáveis
Porém, Ramos acredita que muitos consumidores fazem as compras nos supermercados próximos de suas casas dias antes de viajarem e, por isso, é importante planejar o estoque com base em uma possível demanda evitando rupturas ou sobra de produtos nas prateleiras. ?Para alcançar este objetivo o supermercadista deve implantar soluções de pricing baseadas em inteligência artificial. Prever uma demanda e definir preços corretos para atrair consumidores manualmente é muito difícil porque o preço ideal depende de muitas variáveis e é impossível aplicar todas sem a ajuda da tecnologia?, diz o CEO da Precifica.
De acordo com Ricardo, o custo de aquisição e operacionais serviam de base para a formação de preços, mas agora os supermercadistas precisam incluir outras variáveis, como o preço da concorrência, a demanda e também fatores econômicos. Nesse caso, a solução de pricing baseada em tecnologia e inteligência artificial (IA) permite ao lojista estipular as variáveis que serão analisadas pelo sistema. ?Por meio de um aprendizado de máquina baseado nesses dados, a IA é capaz de aprender, decidir e prever, sempre alinhado às metas definidas pelo gestor da empresa?, completa.