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Varejo
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Por Redação
12 de dezembro de 2024

Decoração de fim de ano valoriza experiência do cliente

Varejo aposta em produtos sazonais e em elementos de Natal e Ano Novo

É só chegar o final do ano e o varejo se transforma. Além de uma variedade de produtos sazonais, como panetone, frutas da época, castanhas, aves e carnes especiais, as lojas também ganham enfeites que remetem o Natal e, mais tarde, o Ano Novo. Tudo para atrair a atenção do consumidor e contribuir para que ele tenha uma experiência especial quando entra no PDV.

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Ao investir em decoração de fim de ano, o objetivo do Grupo Pereira, por exemplo, é criar um ambiente mais festivo e que valorize a experiência de compra dos clientes. Com os elementos diferentes, eles querem trazer mais público e também destacar os produtos que têm tudo a ver com as datas comemorativas, como as cestas de Natal, os bolos decorados e as sugestões para a ceia de Natal. A decoração também é usada para reforçar a visibilidade das promoções e ofertas.


No Grupo Pereira, a produção da decoração é híbrida. Parte do trabalho para preparar as lojas para o fim de ano é realizado internamente e outra parte é feita por empresas parceiras. Os colaboradores do varejista planejam e executam as mudanças nas lojas, com a possibilidade de personalizar as decorações de acordo com o mais indicado para aquele PDV. Também são feitas parcerias com marcas estratégicas para criar ambientes que encantem os clientes e exibam o que eles gostam.

A preparação das lojas para o fim de ano não começa em dezembro. Cerca de 6 meses antes já começa o planejamento de como as lojas serão decoradas. De acordo com o Grupo Pereira, esse período é necessário para que os detalhes sejam alinhados, desde a definição dos temas e materiais que vão ser usados até a logística para poder implementar o que foi pensado em todas as lojas. O varejista informa que o objetivo é criar ambientes acolhedores e festivos para poder proporcionar uma experiência memorável para os clientes.


Para fazer uma boa decoração de fim de ano na loja, o Grupo Pereira indica alinhar estética da marca e funcionalidade, criando um ambiente atrativo e, muito importante, que não atrapalhe a circulação dos clientes. A dica é usar luzes decorativas, que criam um clima acolhedor e festivo; apostar em espaços interativos, os chamados ambientes instagramáveis, que incentivam o engajamento dos clientes nas redes sociais; e dar prioridade a materiais reutilizáveis, para aproveitar os elementos nos anos seguintes, evitando o desperdício excessivo.

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