
Por Redação
26 de setembro de 2025Do bar para o carrinho: a onda dos coquetéis criativos se aproxima do supermercado
Spaghett, Spritz e outras combinações leves e práticas podem abrir espaço para novas experiências de consumo no varejo alimentar
Nos Estados Unidos, um drinque inusitado vem ganhando espaço nas redes sociais, nos bares e até nas prateleiras dos supermercados: o Spaghett. A receita mistura cerveja leve, Aperol (aperitivo de sabor cítrico e amargo) e suco de limão, resultando em uma bebida refrescante, de baixo custo e com teor alcoólico reduzido. Entre 2022 e 2023, seu consumo cresceu cerca de 1000%, segundo o Business Insider.
LEIA TAMBÉM
Mais brasileiros moram sozinhos: como varejo e indústria se adaptam a esse novo perfil de consumo
SV TÁ ON: os desafios de atrair o cliente em tempos de omnicanalidade
A popularidade do drink está ligada a dois movimentos fortes: a busca por alternativas mais baratas em meio ao aumento dos preços das bebidas alcoólicas e a tendência global de consumo moderado de álcool. Ou seja, cresce o consumo de drinks mais leves, menos elaborados e com apelo de compartilhamento em casa ou em encontros casuais.
No Brasil, no entanto, a análise é diferente. Para Victor Amâncio, gerente de marketing de Aperol & Campari do Grupo Campari, o Spaghett ainda não é visto como uma tendência consolidada no mercado nacional. “O impacto do Spaghett no consumo brasileiro ainda é incipiente e, por enquanto, o vemos mais como uma curiosidade pontual do que uma tendência de grande escala”, diz.
Para ele, o paladar brasileiro, embora aberto a novidades, tem demonstrado uma preferência consolidada por drinks mais elaborados e com perfis de sabor mais definidos, como os que os clássicos oferecem. “Embora a combinação de cerveja e Aperol possa atrair consumidores curiosos, o grande motor de vendas para o varejo continua sendo o Aperol Spritz, coquetel, já consolidado no gosto dos brasileiros, feito com três ingredientes fáceis de encontrar nos supermercados: Aperol, espumante e água com gás”, afirma.
A estratégia do Grupo Campari, segundo Amâncio, se alinha a essas tendências, com foco em produtos que entregam “sabor e qualidade sem abrir mão da leveza e da versatilidade, ideais para o estilo de vida vibrante do verão brasileiro”.
Novidades em bebidas refrescantes sempre surgem com foco no verão, e para o autosserviço, trata-se de uma oportunidade clara: a de estimular vendas cruzadas ao expor os ingredientes lado a lado e comunicar ao consumidor dicas de preparo de ambos: da novidade, Spaghett, e dos drinks tradicionalmente já consumidos.