Por Vitor Garcia
26 de julho de 2023Grupo Carrefour encerra segundo trimestre finalizando as conversões de lojas da bandeira BIG
Companhia apresentou vendas brutas de R$ 29 bilhões e crescimento de 30% no GMV
O Grupo Carrefour Brasil, varejista e empregador privado do país, encerrou o segundo trimestre de 2023 finalizando, antes do previsto, as conversões das lojas que operavam com a bandeira BIG. No total, 129 lojas foram convertidas, das quais 76 tornaram-se lojas Atacadão, 48 hipermercados Carrefour e 5 Sam's Club. As conversões ampliaram a presença do Grupo no território nacional, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. O hipermercado Carrefour, por exemplo, chegou pela primeira vez nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.
As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 29 bilhões no 2T23, representando um crescimento total de 10% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O GMV total cresceu 30%, impulsionado, principalmente, por um aumento de 54% no 1P alimentar, e a expansão da margem bruta (+67 bps vs 2T22) alavancou-se em ganhos de escala na negociação com os fornecedores, fruto de sinergias que vieram com a integração com o BIG. A disciplina de custo manteve a rentabilidade do negócio legado em linha com patamares históricos, sendo a margem EBITDA ex-BIG de 7.0% contra 7.2% quando comparado com o segundo trimestre de 2022.
Destaque, ainda, para a redução da alavancagem se comparado ao trimestre passado (2,44x no 12T22 para 2,17x no 2T22), em função da forte geração de caixa do trimestre, que somou R$ 4bi. Houve a conclusão da rolagem de ? da dívida com vencimento em 2023 com linhas mais longas e fontes diversificadas: R$ 6,5 bilhões com Carrefour França e R$ 930 milhões em emissão de CRA. Além disso, concluímos, conforme a estratégia de cristalização de valor em ativos maduros, a operação de sale-leaseback de 5 lojas e 4 centros de distribuição, totalizando R$ 1,2 bilhão.
?Estamos começando um novo capítulo, concentrando nossos esforços em aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos negócios, à medida que as lojas convertidas aumentam seu desempenho. O Grupo Carrefour Brasil está bem posicionado para se beneficiar de um ambiente macro que deve apresentar queda gradual das taxas de juros e recuperação do consumo. Com sua diversidade de formatos, ecossistema de serviços e oferta competitiva de produtos, estou certo que temos capacidade única para atender todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro,? enfatiza Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
O plano de expansão do Grupo Carrefour Brasil também segue e a previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão, totalizando 15 inaugurações somente em 2023. Além disso, três novas lojas do Sam?s Club serão inauguradas no modelo de lojas combo - duas lojas de bandeiras diferentes em um mesmo espaço comercial. O Grupo está avançando no projeto de lojas "combo" envolvendo suas unidades de negócios com o intuito de explorar áreas de vendas e tráfego de clientes e apostando na sinergia de seus negócios. Hipermercados Carrefour e lojas do Atacadão, passarão a receber em seus terrenos lojas do Sam?s Club. As primeiras unidades com esse perfil vão sair do papel ainda este ano, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.