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Varejo
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Por Redação
9 de maio de 2024

Grupo Mateus lucra R$ 240,4 milhões no primeiro trimestre de 2024

Formato Cash & Carry representou 55,9% da receita bruta do período

Na quarta-feira (08), após o fechamento do mercado, o Grupo Mateus, terceira maior rede supermercadista do Brasil, divulgou seu balanço referente ao primeiro trimestre de 2024. No período, a companhia registrou um lucro líquido de 240,4 milhões, um crescimento de 0,3% em comparação ao ano anterior.

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O lucro bruto do Grupo totalizou R$ 1,6 bilhão, representando um aumento de 27,6% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo a companhia, durante o trimestre, houve um aumento na alíquota de ICMS em cinco estados onde o Grupo atua, impacto este parcialmente mitigado pelo repasse gradual de preços entre fevereiro e março.

Jesuino Martins, CEO do Grupo Mateus, afirmou: "Durante o trimestre, a companhia manteve o foco no gerenciamento do capital de giro, registrando um avanço de 5 dias em relação ao primeiro trimestre de 2023. A linha de estoque também melhorou em 8 dias na comparação anual. Apesar dos desafios tributários, como o aumento do ICMS em alguns dos estados onde atuamos, e o aumento dos impostos ligados à subvenção, o Grupo conseguiu manter o lucro estável em relação ao ano anterior."

O EBITDA (IFRS 16) cresceu 24,1% no primeiro trimestre de 2024, totalizando R$ 510,0 milhões, com uma margem de 6,9%.

Expansão

Durante o primeiro trimestre de 2024, o Grupo Mateus deu continuidade ao seu plano de expansão, inaugurando três lojas em Pernambuco, visando consolidar sua presença no estado. Recife recebeu sua quarta operação de atacarejo da companhia, enquanto em Paulista, cidade localizada na região metropolitana da capital, foram inaugurados um atacarejo (o segundo na cidade) e um eletro. No trimestre, também foram encerradas duas operações de eletro no Maranhão e Pará.

Durante o primeiro trimestre de 2024, as lojas em maturação da Companhia (com menos de 4 anos) representaram 57% da receita total do trimestre.

Varejo

A receita bruta do segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, foi de R$ 2,0 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 15,8% em comparação ao mesmo período de 2023. A receita das lojas de Super/Hiper cresceu 17,5%, enquanto a receita das lojas de Camiño aumentou 12,4%. Este segmento representou 24,3% da receita do Grupo no período. A abertura de três lojas de supermercado nos últimos doze meses teve um impacto positivo no desempenho do formato. Mesmo sem novas operações inauguradas desde o primeiro trimestre de 2022, as lojas de Camiño mantiveram um bom desempenho de mesmas lojas, com uma alta de 12,4%. Por sua vez, as lojas de Super/Hiper registraram um SSS de 6,4%.

Atacarejo

A receita bruta do Atacarejo cresceu 32,9% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, atingindo R$ 4,7 bilhões. Este formato representou 55,9% da receita bruta do trimestre. Nos últimos trimestres, a Companhia concentrou seus esforços na expansão deste formato, inaugurando 20 lojas nos últimos doze meses, contribuindo para o crescimento do segmento. A base de mesmas lojas registrou uma melhoria sequencial de 1,5 p.p. no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 7,2%.

Eletro

A receita bruta do segmento de Eletro totalizou R$ 261 milhões no primeiro trimestre de 2024, um avanço de 11,3% em comparação com o mesmo período de 2023, representando 3,1% da receita do período. A base de mesmas lojas também registrou um desempenho positivo, com um crescimento de 9,5%.

Atacado

O segmento de Atacado registrou mais um trimestre de bom desempenho no primeiro trimestre de 2024, com uma receita bruta que cresceu 29,9%, atingindo R$ 1,4 bilhão, representando 16,7% da receita do trimestre. A inauguração de novos Centros de Distribuição e abertura de novas rotas contribuíram para o crescimento do formato.

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