Por Redação
12 de novembro de 2024Grupo Mateus registra lucro líquido de R$ 379,2 milhões no 3T24
Resultado cresce 20,9% comparado ao mesmo período do ano anterior
O Grupo Mateus, terceira maior rede varejista do setor alimentício do Brasil, apresentou na última segunda-feira (11), após o fechamento do mercado, o seu balanço financeiro referente ao terceiro trimestre de 2024 (3T24). O Grupo fechou o período com crescimento na receita, expansão da margem bruta e resultados operacionais impulsionados pela abertura de novas lojas.
A receita líquida aumentou 20,2%, totalizando R$ 8,3 bilhões, com um crescimento de 7,7% nas vendas de mesmas lojas (SSS). No acumulado de nove meses (9M24), a receita líquida atingiu R$ 23,4 bilhões, um crescimento de 21,5%, com SSS de 7,3%.
Já o lucro bruto foi de R$ 1,9 bilhão, refletindo um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem bruta registrou 22,7%, um avanço de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao 3T23. No acumulado do ano, o lucro bruto foi de R$ 5,3 bilhões, com uma margem bruta de 22,5%, um aumento de 22,3%.
O EBITDA pós IFRS 16 foi de R$ 684,5 milhões no trimestre, um aumento de 33,5% em relação ao 3T23. A margem EBITDA pós IFRS 16 subiu para 8,2%, um avanço de 0,8 p.p. em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado foi de R$ 1,8 bilhão, um crescimento de 24,7%, com margem de 7,5%.
Em termos de lucro líquido, a empresa registrou R$ 379,2 milhões, um crescimento de 20,9% sobre o 3T23. Excluindo efeitos extraordinários, o lucro líquido acumulado nos 9M24 atingiu R$ 967,0 milhões, representando uma alta de 15,2%.
Ao longo do 3T24, o Grupo Mateus também manteve a sua estratégia de expansão, inaugurando 4 novas lojas de atacarejo, localizadas nos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Com isso, o total de lojas abertas no ano já soma 12, incluindo 8 atacarejos, 3 varejos e 1 loja de Eletro. No total, o Grupo abriu 24 novas lojas nos últimos 12 meses, o que representou um crescimento de 16,4% na sua área de vendas, e encerrou o trimestre com 164 lojas de varejo alimentar e 104 lojas de Eletro.