Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
Varejo 20 de junho de 2023

Grupo Pereira recebe selo Certified Age Friendly Employer

Chancela internacional atesta boas práticas contra etarismo e comprova ações voltadas aos colaboradores com 50 anos ou mais

O Grupo Pereira recebe o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly Institute. A chancela, representada no Brasil pela consultoria Maturi, atesta as boas práticas contra o etarismo.

Hoje, a população de 50 a 59 anos corresponde a 11,4% da população, e 60 anos ou mais, 15,1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro das empresas, porém, os números são diferentes. Na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com a Maturi. No Grupo Pereira são 17 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil nessa faixa etária, o que significa 12% do quadro de funcionários que trabalham em um ambiente livre de preconceito e que estimula e valoriza a troca de experiência e a diversidade geracional.

Segundo Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, a certificação vai ao encontro do propósito da empresa de ser um bom lugar para passar a vida, transformando-se e transformando o ambiente ao redor. ?Viver este propósito é, entre outras coisas, não apenas contratar pessoas 50+ como também manter e valorizar os funcionários que envelhecem na companhia?, acrescenta Paulo.?Estamos orgulhosos por esse reconhecimento e sabemos da responsabilidade que este título traz, não apenas de ter cada vez mais ferramentas para atrair e manter esse público como também inspirar outras empresas a fazer o mesmo?, afirma o executivo.

O objetivo da certificação Age Friendly Employer é ajudar os candidatos com 50 anos ou mais a identificar empregadores comprometidos em oferecer vagas de trabalho adequadas, livre de preconceito de idade e que valorizam as pessoas da melhor idade por seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.

Para ser agraciado com selo, o GP passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, entre elas cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão, entre outros. O Grupo tem ações como o GP Acolhe ? suporte social gratuito por telefone, que inclui atendimento psicológico, jurídico, financeiro, previdenciário e social, que beneficia também público da melhor idade. Há práticas voltadas para saúde, para os colaboradores 50+, com temas dirigidos especificamente a esse público.

Apenas em 2023, mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia em diferentes cargos.

Deixe seu comentário