Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Vitor Garcia
20 de junho de 2023

Grupo Pereira recebe selo Certified Age Friendly Employer

Chancela internacional atesta boas práticas contra etarismo e comprova ações voltadas aos colaboradores com 50 anos ou mais

O Grupo Pereira recebe o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly Institute. A chancela, representada no Brasil pela consultoria Maturi, atesta as boas práticas contra o etarismo.

Hoje, a população de 50 a 59 anos corresponde a 11,4% da população, e 60 anos ou mais, 15,1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro das empresas, porém, os números são diferentes. Na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com a Maturi. No Grupo Pereira são 17 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil nessa faixa etária, o que significa 12% do quadro de funcionários que trabalham em um ambiente livre de preconceito e que estimula e valoriza a troca de experiência e a diversidade geracional.

Segundo Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, a certificação vai ao encontro do propósito da empresa de ser um bom lugar para passar a vida, transformando-se e transformando o ambiente ao redor. ?Viver este propósito é, entre outras coisas, não apenas contratar pessoas 50+ como também manter e valorizar os funcionários que envelhecem na companhia?, acrescenta Paulo.?Estamos orgulhosos por esse reconhecimento e sabemos da responsabilidade que este título traz, não apenas de ter cada vez mais ferramentas para atrair e manter esse público como também inspirar outras empresas a fazer o mesmo?, afirma o executivo.

O objetivo da certificação Age Friendly Employer é ajudar os candidatos com 50 anos ou mais a identificar empregadores comprometidos em oferecer vagas de trabalho adequadas, livre de preconceito de idade e que valorizam as pessoas da melhor idade por seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.

Para ser agraciado com selo, o GP passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, entre elas cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão, entre outros. O Grupo tem ações como o GP Acolhe ? suporte social gratuito por telefone, que inclui atendimento psicológico, jurídico, financeiro, previdenciário e social, que beneficia também público da melhor idade. Há práticas voltadas para saúde, para os colaboradores 50+, com temas dirigidos especificamente a esse público.

Apenas em 2023, mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia em diferentes cargos.

Deixe seu comentário