
Por Redação
20 de agosto de 2025Hortifruti pode representar até 15% das vendas nos supermercados
Espaço com frutas, legumes e verduras - o tradicional FLV - traz associação com frescor e saúde e aumenta tráfego na loja
O setor de hortifrúti dos supermercados é muito importante para atrair os consumidores, ajudar na fidelização e até aumentar o ticket médio. “É uma das seções mais estratégicas na loja física para gerar fluxo, frequência e percepção de frescor e qualidade. O shopper associa hortifrúti a saúde, cuidado e preço justo — atributos que impactam a imagem da loja como um todo. A seção responde de 5% a 15% das vendas, dependendo a loja e região”, afirma Fatima Merlin, sócia fundadora da Connect Shopper.
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No Ayumi Supermercados, a seção é bastante valorizada. “O hortifruti é o coração e o pulmão dentro do supermercado. É lá que você encontra os produtos mais frescos e saudáveis, para quem quer comer bem e de forma saudável”, fala Gilson Ferreira, gerente comercial.
Para atrair os consumidores, o Ayumi aposta em um trio que nunca falha no varejo. “A estratégia é oferecer o melhor preço com produtos de qualidade e acompanhado de um atendimento prestativo e amigável. No fim, é simples: bom preço, produto de qualidade e atendimento”, explica Ferreira.
Seção estratégica
Segundo Fatima, para escolher o sortimento ideal de frutas, legumes e verduras é preciso se basear em dados de consumo: preferências do shopper local, sazonalidade, tendências, vendas, relevância, frescor e margens. “É preciso equilibrar sortimento básico, que são os itens de alta demanda, com produtos diferenciados, como orgânicos, exóticos, prontos para consumo etc., que agreguem valor e atendam diferentes perfis de clientes. Sempre colocar o shopper no centro na seleção do mix e avaliar dados para equilibrar a quantidade ideal, e assim evitar rupturas e quebras”, conta.
Para a especialista, o local onde a seção de hortifrúti fica também vai depender de alguns fatores. “A entrada continua sendo estratégica por transmitir frescor e estimular compras por impulso, mas o layout ideal depende do fluxo do consumidor, sua jornada de compra, formato da loja e proposta de valor do varejista. O posicionamento deve facilitar a jornada, garantir boa circulação e potencializar vendas cruzadas”, completa.
O Ayumi Supermercados segue essa cartilha. “O hortifrúti fica, normalmente, em uma área visível e de fácil acesso. Ofertas onde há grande circulação de clientes pode fazer toda a diferença, sem contar que produtos sazonais são de grande procura”, fala o gerente comercial da rede.
Uma boa seção de hortifrúti precisa ter exposição atrativa, sinalização clara, atendimento especializado, embalagens práticas, produtos higienizados, cortes prontos, comunicação de origem e sustentabilidade, na visão da sócia fundadora da Connect Shopper. “A experiência sensorial — aroma, cor, iluminação — é determinante para o shopper”, fala. Para atrair esse cliente é preciso oferecer qualidade constante, preços competitivos, conveniência, variedade, higiene e serviço. “Criar campanhas sazonais, degustações e promoções direcionadas ao perfil do cliente, reforçando confiança e praticidade”, indica Fatima.
Sempre priorizar o HFG. Voa ventilação