
Por Redação
23 de maio de 2025Megaeventos, como show de Lady Gaga ou Madonna, geram oportunidades para varejo alimentar
Investir em estratégias para adaptar ambientação, atendimento ou mesmo o mix pode elevar o ticket médio no período
2,1 milhões de pessoas lotaram a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início deste mês, para acompanhar o show da Lady Gaga. Segundo a prefeitura, mais de 500 mil turistas desembarcaram na cidade, no fim de semana do evento, e foram injetados R$ 600 milhões na economia local. No ano anterior, Madonna tinha arrastado 1,6 milhão de espectadores para o local, com injeção de R$ 300 mil na economia. Grandes eventos como esses mexem com a rotina do local e por isso os varejistas, principalmente supermercados nos arredores do palco, precisam se preparar.
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Para a rede Hortifruti Natural da Terra, que tem lojas em Copacabana, esses grandes eventos são uma excelente oportunidade para se conectar a um público diverso, composto por moradores e turistas. A empresa faz adequações operacionais para garantir uma operação fluida, segura e conveniente no período destes eventos. A equipe de loja e a segurança são reforçadas para se adaptar ao aumento do fluxo de pessoas e manter a qualidade do atendimento. Outra preocupação é a praticidade, buscada pelos consumidores seja na compra de alimentos, ou mesmo durante o atendimento, uma vez que não “querem ou podem perder” tempo em filas.
Para o show de Lady Gaga, assim como para os demais eventos no Rio de Janeiro, ou demais regiões, o layout das lojas é adaptado para tornar a jornada de compra mais conectada com o clima dos shows, muitas vezes em parceria com os patrocinadores oficiais do evento. Para o show de Lady Gaga, por exemplo, a rede priorizou a exposição de determinados produtos logo na entrada das lojas e desenvolveu adesivos personalizados para destacar a marca e o patrocinador. Em complemento às ações nas lojas, a tradicional comunicação da rede, carregada em criatividade e humor, levou para o digital trocadilhos com os nomes das músicas, como “Abracajábra”, “Papayarazzi” e “Poncãface”.
As lojas Americanas também se preparam para receber os espectadores dos megaeventos, com aumento no número de colaboradores na equipe de atendimento e na segurança e a possibilidade de extensão do horário de funcionamento. A empresa aproveita a ocasião para reforçar o papel da marca como um ponto de apoio rápido e acessível para quem precisa de itens como alimentos, bebidas ou produtos de higiene.
Uma estratégia usada é planejar ações promocionais focadas em itens de alta demanda. Durante os shows em Copacabana, por exemplo, as lojas deram descontos especiais em cervejas, refrigerantes, águas, snacks e até itens úteis, como chinelos, para atender às necessidades imediatas dos consumidores, oferecendo uma experiência de compra fluida e um sortimento variado para quem vai aproveitar os grandes eventos. Para o show de Lady Gaga, por exemplo, os PDVs da rede foram preparados com mosaicos, pontas e displays de gôndola temáticas. A área de desodorantes foi rebatizada de “Born this spray” e a de guloseimas, “Bala-u-lalá”.