
Por Redação
21 de março de 2025Mulheres dominam setor de frente de caixa nos supermercados
Principal ponto de contato com o cliente nas lojas físicas, checkouts têm na presença feminina a sua força de trabalho
Nos supermercados brasileiros, é comum que a maioria do atendimento do caixa seja feito por mulheres. Essa influência está longe de ser uma coincidência e reflete fatores históricos, culturais e estruturais do mercado de trabalho, especialmente no setor varejista. “Em geral, as mulheres são associadas a funções que exigem habilidades como atenção aos detalhes, paciência e cordialidade, características valorizadas no atendimento ao cliente e sobretudo na frente de caixa. A visão de que mulheres são mais acolhedoras e comunicativas ajuda a reforçar essa escolha”, analisa Fátima Merlim, fundadora e CEO da Connect Shopper, boutique de serviços ao varejo.
Na visão da CEO da Connect Shopper, a jornada de trabalho que oferece jornadas flexíveis, permitindo equilibrar trabalho e responsabilidades familiares também são atrativos que atraem mulheres para a vaga. Além disso, funções na frente de caixa geralmente não exigem qualificação técnica avançada, o que amplia a participação feminina, especialmente entre aquelas que precisam entrar rapidamente no mercado de trabalho.
Na rede Dalben, rede com lojas no interior do Estado de São Paulo, a frente de caixa também é composta majoritariamente por mulheres, que representam 91,22% dos atendentes. “Percebemos que as mulheres se interessam mais por essa posição, devido ser um trabalho mais voltado para atendimento, e que não necessita de muito esforço físico, ao contrário do trabalho de repositores por exemplo”, diz Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede.