Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Vitor Garcia
28 de junho de 2023

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Dia destaca as conquistas da estratégia centrada na proximidade

A rede aproveitou o evento para frisar a importância do ano fiscal de 2022

O Grupo Dia realizou a sua Assembleia Geral Ordinária de Acionistas, na sua sede em Madrid, na Espanha. O Presidente do Conselho de Administração, Stephan DuCharme, acompanhado pelo CEO Global do Grupo Dia, Martín Tolcachir, aproveitou o evento para frisar a importância do ano fiscal de 2022 para a direção da empresa e para agradecer a toda equipe Dia, à sua rede de franqueados e fornecedores e aos seus acionistas pelo apoio e compromisso demonstrados. Graças a um roteiro claro focado na distribuição alimentar de proximidade e à liderança certa, foram alcançados marcos estratégicos e operacionais que aproximam a empresa do final do processo de turnaround.

"Em 2022, os dados mostraram um claro ponto de virada para o Grupo Dia. Os clientes apreciam a nova proposta de valor e a renovação do sortimento e dos nossos produtos com a marca Dia. Os nossos franqueados estão comprometidos com o Dia e querem gerir mais do que uma loja. E o nosso novo modelo de loja é mais rentável, alcançando ganhos de receita e de cota de mercado, apesar de um ambiente econômico complexo", disse DuCharme no seu discurso aos acionistas.

O Presidente do Conselho de Administração destacou a solidez e a independência da governança da empresa, função exercida pelo Conselho de Administração e pelo Comité de Direção do Grupo "de forma unida, quebrando hierarquias e silos e com um diálogo honesto com as partes interessadas, mais próximo das nossas equipes e franqueados, e dos nossos acionistas, que demonstraram o seu empenho e apoio durante o processo de transformação".

No último ano, o conselho de administração da Dia foi reforçado com a incorporação de Gloria Hernández, que cumpre o seu primeiro ano como diretora, e de Ben Babcock, nomeado por cooptação em maio e reeleito pelos acionistas.

Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, dirigiu-se aos acionistas para frisar os marcos alcançados durante o exercício de 2022 e para avançar com as perspetivas à medida que 2023 chega à sua metade..

Em 2022, o Grupo movimentou 7.286 milhões de euros, 9,6% acima de 2021, com um aumento de 7,3% nas vendas like-for-like no quarto trimestre. O Ebitda ajustado aumentou para 200 milhões de euros, 76 milhões de euros superior ao de 2021, com uma margem de 2,8%, e o Grupo reduziu para metade o seu prejuízo de 257,3 milhões de euros para 123,8 milhões de euros. Também fez progressos na sua desalavancagem, fechando o ano com uma razão de 2,7x, apesar do esforço de investimento para avançar na transformação do negócio na Espanha e Argentina. A empresa fechou o ano com uma rede de quase 5.700 lojas, 52% das quais em regime de franchising, na Espanha, Argentina, Brasil e Portugal. No último ano, foram renovadas mais de 1.070 lojas e realizadas 128 aberturas, colocando o negócio na Espanha e na Argentina na fase final da transformação da rede de lojas e da renovação dos produtos da marca Dia.

Deixe seu comentário