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Varejo
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Por Redação
8 de outubro de 2024

Primavera: supermercados podem aproveitar a estação para trabalhar setor de FFLV

Aumento das temperaturas impulsiona mudanças nos padrões de consumo

Com a chegada da primavera, que começou no final do mês de setembro, o aumento das temperaturas impulsiona mudanças nos padrões de consumo nos supermercados, principalmente para o setor de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras).

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De acordo com dados da IFPA (International Fresh Produce Association), o setor de FFLV fechou 2023 com crescimento de 8%. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e ocupa a oitava posição entre os que mais produzem plantas ornamentais no mundo com 15,6 mil hectares de área cultivada, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). As frutas, verduras e flores são os grandes destaques da estação, e os varejistas podem ajustar suas estratégias para atender a essa demanda.

Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, Julio Aoki, vice-presidente do Conselho da IFPA no Brasil e fundador do Sacolão da Santa, explica como a primavera influencia o setor de FFLV e quais categorias ganham mais destaque nessa época do ano. “Com a chegada da primavera as temperaturas se elevam e o consumo das frutas aumenta”, diz Aoki. "Costumo dizer que nosso maior vendedor é o sol. Além do clima mais agradável para se consumir frutas, muitas variedades começam suas temporadas agora”.

Julio Aoki é VP do Conselho da IFPA no Brasil e fundador do Sacolão Da Santa (Fonte: Divulgação)

De acordo com o executivo, com o clima mais elevado, o consumo de frutas se torna mais atrativo, especialmente com a maior variedade disponível na primavera. Frutas como melancias, abacaxis e frutas cítricas são as mais procuradas e ganham espaço no mix dos supermercados.

Enquanto as frutas e verduras se tornam protagonistas, os legumes começam a perder atratividade. "Os legumes deixam de ser tão procurados e passam a ser substituídos por verduras", explica Aoki.

As flores, que ganham destaque especial durante os meses de primavera também podem ser trabalhadas de forma estratégica no setor supermercadista. Dados do setor mostram o volume desse comércio: de acordo com o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), o Brasil produz 15.600 hectares de flores, o que representa 8% da produção mundial. Julio destaca que aumentar a exposição de flores nas áreas de venda é fundamental e dá uma dica aos supermercadistas. "As flores também são grandes protagonistas da primavera, e posicioná-las na entrada da loja é uma excelente estratégia para atrair consumidores."

Oportunidade em mais de um setor

Além do aumento da demanda por frutas, verduras e flores, a primavera também aumenta as oportunidades para venda de produtos refrescantes, como sorvetes e bebidas. O Flex Atacarejo, rede que surgiu em 1995 no município de Valinhos, interior de São Paulo, projeta um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas durante a primavera.


Unidade do Flex Atacarejo. (Fonte: Divulgação)

Para atender a demanda de consumo desses produtos, o Flex Atacarejo tem se preparado para atender essa demanda estratégica por meio de uma gestão de sortimento. "O cliente está disposto a investir em novidades e isso exige que estejamos sempre atualizando o nosso mix de produtos", explica Amílcar Pavan, sócio-fundador da rede Flex Atacarejo.

A primavera representa uma oportunidade para os supermercados ajustarem seus mix de produtos e estratégias de exposição. Ao focar em categorias específicas os varejistas podem aumentar as vendas, além oferecer uma experiência de compra diferenciada. 

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