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Varejo
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Por Redação
8 de janeiro de 2025

Primeiras semanas de janeiro: como organizar a loja?

Desde o espaço fixo até o mix de produtos, o início do ano exige uma reformulação total da operação para começar 2025 com o pé direito

Nas primeiras semanas de janeiro, o varejo alimentar enfrenta desafios específicos para organizar lojas e estoques devido à "ressaca" das vendas de fim de ano. Algumas ações estratégicas são fundamentais para superar os maiores desafios sem perder de vista o foco principal: o cliente, é claro. Veja quais são as mais importantes:

Reorganização do espaço físico

Após o movimento intenso de dezembro, os supermercados tendem a iniciar o ano com espaços mal organizados e até mesmo bagunçados. "É importante revisar a disposição de gôndolas e prateleiras para refletir o mix ajustado e criar áreas temáticas como 'verão com mais frescor e saúde' ou 'promoções de janeiro'. Também deve-se ter atenção redobrada à velocidade e qualidade da reposição de produtos em freezers", observa Priscila Saad, head de Operações da AGR Consultores.

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Reposição de estoques

É comum que o varejo alimentar se depare, logo nos primeiros dias de janeiro, com estoques esgotados ou desbalanceados por causa do aumento da demanda no fim do ano. "O início do ano é o momento ideal para revisar o estoque e criar uma rotina de inventários rotativos", afirma o especialista em varejo Michel Jasper. É essencial identificar produtos que tiveram alta saída, os que ficaram encalhados e possíveis rupturas que afetaram as vendas. "Utilize relatórios de vendas para analisar o desempenho dos produtos durante o período de festas e ajuste os pedidos futuros com base nesses dados. Uma boa gestão de estoque permite reduzir perdas e planejar melhor os próximos pedidos", completa o consultor.

Destaque para produtos sazonais de janeiro

Que tal aproveitar as oportunidades sazonais do mês, como materiais escolares, produtos para férias (protetor solar, bebidas leves e snacks) e itens ligados à saúde, como alimentos naturais e detox? Crie pontos extras e exposições temáticas para atrair a atenção dos clientes e estimular compras por impulso. "Lembre-se que no final de janeiro todo mundo que viajou para a praia costuma retornar, então os produtos de limpeza costumam ganhar um volume de vendas significativo", indica Michel.

Composição das gôndolas com base no fluxo do cliente

Sobras de produtos sazonais como panetones e doces natalinos não terão alta demanda em janeiro. "É válido planejar promoções agressivas ou liquidar esses produtos para liberar espaço para itens de alta demanda no verão, como bebidas, frutas e sorvetes", comenta Priscila Saad.

Além disso, janeiro traz um consumidor mais contido, focado em reposições básicas e em controlar o orçamento. "Minha recomendação é ajustar as gôndolas para refletir essas novas prioridades, facilitando o acesso a itens essenciais e eliminando áreas congestionadas. Uma sugestão é posicionar produtos de primeira necessidade, como arroz, feijão, leite e itens de limpeza, em pontos estratégicos de fácil acesso", diz Michel Jasper.

Demanda por produtos frescos e/ou com mais praticidade

Aqui, há um desafio: alto giro de frutas, verduras e perecíveis, com risco de perdas se o fluxo de clientes não for o esperado. "A solução é planejar pedidos com base em projeções mais conservadoras e parcerias com fornecedores para entregas rápidas e frequentes", fala Priscila.

Engajamento do cliente

Segundo os consultores ouvidos pelo portal SuperVarejo, tradicionalmente janeiro é um mês com menor disposição de compra devido às despesas de fim de ano. Assim, vale a pena criar campanhas que incentivem o cliente a retornar à loja, como ofertas especiais, promoções exclusivas e programas de fidelidade. É hora de usar o CRM estrategicamente para gerar personalização, criar vitrines atrativas e de oferecer descontos progressivos em itens essenciais para estimular compras maiores.

Sempre é bom lembrar que o planejamento antecipado e a análise de dados de vendas anteriores são imprescindíveis para prever demandas, evitar excessos ou faltas de produtos e estruturar a loja para atrair consumidores, mesmo em um mês mais lento.

Gestão de equipe

Com as equipes reduzidas devido às férias ou ao cansaço do time após a alta temporada, é bom cogitar a redefinição de turnos, priorizar treinamentos rápidos e focar em comunicação interna para manter a equipe motivada. O período mais calmo de janeiro é propício à organização das escalas de trabalho e à revisão de processos.Reuniões curtas e objetivas com os setores de reposição, caixa e atendimento servem para alinhar expectativas, metas e ajustes operacionais.

Renovação da comunicação visual

"Retirar cartazes e materiais promocionais das campanhas de fim de ano abre espaço para novas sinalizações. Uma loja visualmente organizada e com comunicação clara melhora a experiência do cliente. Janeiro costuma inspirar campanhas visuais que transmitam mensagens de renovação e boas oportunidades", pontua Michel.

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