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Varejo
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Por Redação
23 de janeiro de 2025

Restaurantes ou cafés: vale a pena inserir essa operação dentro das lojas?

Rentabilidade, visibilidade e fortalecimento da marca são algumas das vantagens, mas estratégia precisa ser colocada em prática com atenção

Nos últimos anos é possível observar um aumento de cafeterias e restaurantes dentro das lojas de supermercados. A tendência, que tudo indica que veio para ficar, aponta que os supermercadistas estão identificados vantagens nesse novo nicho, como o fato de as pessoas ficarem mais tempo dentro da loja, aumentando a probabilidade de fazer compras por impulso.

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Além disso, cafés e restaurantes oferecem uma experiência diferenciada para o cliente entre a concorrência e atraem novos públicos, aumentando o ticket médio de consumo. “Na NRF 2025, que acabou de acontecer em Nova York, uma das maiores tendências não só em supermercados, mas em lojas, são os cafés, inclusive com cafés autorais. Redes internacionais de renome como Whole Foods, Trader Joe's e Prince têm cafés que valem muito a pena”, comenta Roberto Kanter, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para Aline Mara Gumz Eberspacher, doutora em Sociologia e coordenadora de cursos de pós-graduação na área de Negócios da UNINTER, cafés e restaurantes fortalecem a marca do supermercado. "Para o cliente, esses pontos são convenientes e um atrativo de praticidade no cotidiano. Parando em um ponto comercial e estacionando o carro uma única vez, o cliente pode fazer as compras e almoçar ou tomar um café", argumenta.

De acordo com Roberto Nascimento, docente do núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), restaurantes e cafés podem gerar um aumento significativo na receita do supermercado. "A venda de refeições e bebidas contribui para a receita total, com um potencial de aumento de até 15%. A margem de lucro dos restaurantes e cafés é geralmente alta, o que impacta positivamente a rentabilidade do supermercado. É crucial definir o preço de venda de forma competitiva, garantindo uma margem lucrativa”, recomenda.

Antes de fazer qualquer investimento na loja, o primeiro passo é realizar um estudo de mercado para identificar se o perfil do público consumidor vai valorizar esse espaço. "A instalação de um café, por exemplo demanda uma análise de custos iniciais e operacionais. Tem que considerar o licenciamento do equipamento, o treinamento e a contratação da equipe ao tomar decisões", diz Aline Eberspacher.

Pontos-chave da operação

Variedade e qualidade: seja cafeteria, lanchonete ou restaurante, o ideal é apostar num menu atrativo e com produtos sempre frescos, a começar pelo café, para oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada. "É importante incluir opções vegetarianas, veganas e saudáveis, para atender a diferentes necessidades e paladares”, sugere Roberto Nascimento, da ESPM.

Profissionais capacitados e que atendam com capricho: os atendentes devem ser bem treinados para usar as máquinas e lidar com o público.

Local estratégico: o espaço tem que estar bem localizado dentro da loja e com visibilidade. "O ideal é que a pessoa tenha que andar pela loja para chegar no restaurante ou café, pois esse tráfego é fundamental”, opina Roberto Kanter, da FGV.

Limpeza e higiene: a cafeteria ou lanchonete precisa estar sempre organizada, sendo que a atração do cliente também ocorre por um balcão bonito e atrativo. A equipe deve seguir rigorosamente os protocolos de higiene, desde a manipulação dos alimentos até a limpeza do ambiente. Qualquer falha na higiene pode comprometer a saúde dos clientes e a reputação do negócio.

Cross: para Aline, da UNINTER, oferecer um menu integrado, valorizando os produtos da loja, é uma ótima oportunidade de promover os itens do supermercado

Tecnologia: investir em tecnologia significa agilizar o atendimento, otimizar o controle de estoque e melhorar a experiência do cliente. Sistemas de pedidos online, autoatendimento e gestão de estoque são ferramentas importantes.

Divulgação: vale implementar uma estratégia de marketing para comunicar o lançamento do restaurante ou café, promovendo eventos, ofertas especiais e programas de fidelização. A comunicação digital é crucial para alcançar o público-alvo.

Monitoramento: acompanhar o desempenho do restaurante ou café, analisando as vendas, o feedback dos clientes e a lucratividade permite identificar áreas de melhoria e ajustar a estratégia para garantir o sucesso do negócio.

Criatividade: o espaço gastronômico pode inovar ao oferecer cafés especiais, sanduíches diferenciados e até mesmo degustações de vinho, queijos e frios.

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