Por Redação
14 de novembro de 2024Setor de supermercados apresentou queda de 0,6% do volume das vendas em outubro
Outra categoria que registrou queda foi o de combustíveis
O Índice do Varejo Stone (IVS) apontou queda de 0,6% do volume nas vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em outubro, na comparação mensal. O estudo, que apresenta dados mensais das movimentações varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros.
LEIA TAMBÉM
Varejo registra queda de 2,4% em setembro
Setor de supermercados apresentou queda de 5,8% no volume de vendas em julho
O segmento retorna a níveis mais altos que em 2023, mas dá continuidade à trajetória de setembro, quando registrou queda mensal de 3,0%. Logo, dado a alta volatilidade do setor ao longo do ano, o resultado de outubro mantém o setor com tendência incerta.
Em outubro, o setor de tecidos, vestuário e calçados apresentou alta mensal de 1,8%, assim como artigos farmacêuticos, que cresceu 2,1% no mês e 5,8% no ano, consolidando a recuperação. combustíveis registrou leve queda mensal 0,6% e alta anual de 2,7%, enquanto móveis e eletrodomésticos subiu 1,6% no mês, revertendo parte da queda de setembro 3,5%. Outros setores, como livros e papelaria e material de construção, também mostraram recuperação mensal, com 2,5% e 5,1%, respectivamente.
Destaques regionais
Na comparação anual, os estados que se destacaram foram: Roraima, Amazonas e Maranhão, que apresentaram crescimento de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente. Em seguida, Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram alta de 5%, 4,9% e 3,5%. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram queda de 3,4% e 0,6%, respectivamente.