Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
26 de outubro de 2023

Super Adega implanta tecnologia de frente de caixa para reduzir ocorrências

Atacarejo também troca a função de fiscal de loja por profissional de prevenção de perdas

O Super Adega, atacarejo com cinco lojas em Brasília (DF) e 162 checkouts, tinha um desafio de melhorar sua eficiência operacional, diminuindo erros na operação de frente de caixa e, consequentemente, as filas. ?Não é tarefa fácil, mas a tecnologia vem, justamente, para auxiliar nesses processos?, afirma Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas do Atacadista Super Adega.

LEIA TAMBÉM
SuperVarejo de setembro traz reportagem sobre a ascensão da rede OXXO no Brasil

Um dos maiores problemas na frente de caixa era, por exemplo, passar um pack de cerveja e uma só lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava cerca de 4 a 5 minutos para cancelar, o que é comum para muitos varejistas. ?Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos, que era muitas vezes compartilhado com o operador, e não dava para auditar se esse movimento foi realizado corretamente.?, afirma Kennedy.

A empresa decidiu colocar então uma tecnologia que trouxesse agilidade na frente de caixa, mas que diminuísse efetivamente as perdas e pudesse atuar em tempo real, diretamente nas lojas, antes que as perdas acontecessem. ?Optamos por usar o EASiCash com fiscalização remota, da Inwave, o que diminuiu o tempo de um cancelamento do produto no checkout de 5 minutos para 30 ou 40 segundos, pela troca da validação presencial com a atuação da Central Remota. Esse tempo ainda poderia ser menor, porém optou por colocar fiscais de prevenção de perdas para monitorar o processo. ?Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal de prevenção foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes?, explica. ?Hoje com o fiscal remoto no monitoramento, conseguimos atuar com o erro no momento da compra em todas as lojas?.  Como consequência, a rede conseguiu redução de 98% de ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.)?, disse.

Segundo Kennedy, outra conquista foi a diminuição de filas o que traz cliente mais satisfeitos e a melhora no trabalho de todos. ?Imagina que em média, temos 1.500 atendimentos por dia, e nos fins de semana cheio, chegam a 4.500 atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria?.

?O EASiCash atua na redução de perdas. Além do monitoramento das operações, o sistema possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma Central. Ou como o Super Adega adotou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além de monitorar as operações?, explica Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave.

Deixe seu comentário