Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Vitor Garcia
18 de setembro de 2023

Supermercado Zona Sul aprimora experiência de compra do cliente

Rede oferece pagamento por reconhecimento facial para que checkout se torne mais fluido e prático

A tecnologia invade o setor varejista a cada nova ferramenta criada pelas empresas especializadas em soluções e experiência para este setor. Uma das novidades que ainda engatinha no Brasil é o serviço de pagamento por reconhecimento facial. Mas, apesar de poucas referências no mercado nacional, a rede de supermercados Zona Sul começa a oferecer o serviço em pontos de venda no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM
Varejo registra 28 milhões de transações realizadas por biometria facial
Supermercado Zona Sul (RJ) expande uso de pagamento com reconhecimento facial

Sérgio Lima, gerente de TI da rede de supermercados Zona Sul, explica que o maior desafio para aplicar a ferramenta de reconhecimento facial nos pontos de venda foi a integração entre o sistema da Payface, empresa fornecedora da tecnologia de pagamento, com o software de PDV da rede. ?Conseguimos melhorar a experiência de compra do nosso cliente, que agora paga suas compras sorrindo, com toda a segurança, não precisando mais levar a carteira ou o celular para isso?, diz.

Segundo o executivo de TI do Zona Sul, o retorno dos clientes em relação ao meio de pagamento é muito positivo e, em média, são feitas 1.300 transações por mês nas lojas. ?Quem conhece usa muito. São clientes fiéis a essa modalidade de pagamento. O Zona Sul foi o primeiro supermercado a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial no Rio de Janeiro, se fortalecendo como uma empresa inovadora?, afirma Sérgio Lima.

Praticidade, segurança e experiência

De acordo com Felipe Campos Barroso, COO da Payface, a rede de supermercados Zona Sul já conta com 11 lojas com a tecnologia de reconhecimento facial no checkout e os principais atributos estão relacionados com praticidade, segurança e melhor experiência. ?O checkout tem um processo muito mais fluido pela praticidade de um meio de pagamento que não está na bolsa ou na carteira. De fato, usar somente o rosto para pagar é um processo mais simplificado, fácil e seguro?, aponta Barroso.

O COO da Payface acredita que o principal aspecto operacional que o sistema facilita para os supermercados é transformar os processos de identificação e pagamento em uma única jornada, integrada e rápida. Para o gerente de TI da rede Zona Sul, é necessário investir em treinamento. ?Todos os trabalhadores que fazem a operação de frente de loja, assim como os demais colaboradores, devem conhecer muito bem o sistema de pagamento antes da empresa divulgá-lo?, completa.

Deixe seu comentário