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Varejo
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Por Redação
30 de julho de 2024

Supermercados devem focar em cross-selling, merchandising e collabs para o Dia dos Pais

Kits com produtos sazonais posicionados estrategicamente no PDV também ajudam a atrair o consumidor e aumentar faturamento

Grande parte das empresas do varejo brasileiro esperam ansiosas pelo Dia dos Pais, uma das datas mais importantes do ano, especialmente aquelas que atuam em segmentos que têm maior apelo neste período, como moda, beleza e eletrônicos, por exemplo. É inegável que os presentes para os pais ganham destaque no varejo neste período, porém, a reunião em família no segundo domingo de agosto também inclui um bom almoço e, neste quesito, o varejo supermercadista é imbatível.

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De acordo com Tatiana Sismeiro, gerente de marketing da rede Supermercados Avenida, a melhor forma de faturar mais com o Dia dos Pais é explorar produtos para a comemoração da data, como o almoço do domingo, fomentando setores como açougue e bebidas, por exemplo. “Também criamos oportunidades de presentes como kits feitos com bebidas, aperitivos, produtos de linha saudável e cestas de café da manhã”, diz.

Dentro das lojas, Tatiana entende que os expositores devem ser usados como prioridade para itens que estejam alinhados com a sazonalidade. “Para o Dia dos Pais a negociação é com volume expressivo e os expositores precisam estar com produtos sazonais e lançamentos, com a equipe sincronizada com o abastecimento. Esse ano, especificamente, a data será junto com o encerramento das Olimpíadas, o que acreditamos que une a família, proporcionando vendas em demais categorias como snacks e congelados”, aponta a gerente do Supermercados Avenida.

Cross-selling, ilhas e collabs

Para a professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mariana Munis, o período de Dia dos Pais também pode ser aproveitado pelos supermercados ao aplicar estratégias de cross-selling. “Diante da diversidade de homens que os supermercados atendem, categorizamos diferentes personagens antes de fazer o cruzamento de exposição de produtos de categorias distintas. O Walmart, há alguns anos, identificou aumento nas vendas de cerveja e de fraldas no final de semana e colocaram uma ilha de fraldas ao lado das bebidas”, explica.

Mariana também recomenda que os supermercados apostem em ilhas e pontas de gôndola perto dos checkouts com kits prontos que façam sentido para o público-alvo da loja que pretende presentear seus pais. “Collabs entre marcas são sempre interessantes. Pais que gostam de cozinhar, por exemplo, as lojas podem expor facas, caçarolas, bebidas alcoólicas e já deixar as embalagens para o consumidor montar o presente”, aconselha.

Segundo a gerente de marketing da rede Supermercados Avenida, as collabs são as parcerias que fortalecem a indústria e o varejo. “Sempre que a estratégia da marca envolve um influencer, ator, um evento ou ambiente, traz o consumidor para vivenciar e ter a sensação de pertencimento junto ao produto, agregando à compra a satisfação de ter uma proximidade maior. Já as ações de merchandising nas datas sazonais são oportunidades tanto para a indústria quanto para o varejo de apresentarem produtos além do previsto no carrinho de compras”, completa Tatiana Sismeiro.

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