Por Vitor Garcia
18 de abril de 2023Supermercados investem em tecnologia para trazer mais segurança para toda a operação
Executivos do Covabra e Minha Quitandinha mostram a importância das inovações para diferentes modelos de negócio
A tecnologia deixa de ser uma ferramenta para se tornar, cada vez mais essencial para as empresas, não importa o setor em que atuam. Nos supermercados, por exemplo, as opções incluem, literalmente, todos os aspectos que levam um produto até o consumidor final. Além disso, a tecnologia traz cada vez mais segurança para a operação. De acordo com a 5ª edição da pesquisa Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) junto com a empresa especializada KPMG, o índice de perdas no setor supermercadistas aumentou de 2,10% para 2,15% entre 2021 e 2022.
LEIA TAMBÉM
Covabra reinaugura loja em Pirassununga (SP)
Minha Quitandinha aposta em super proximidade para impulsionar negócios
O líder no ranking de perdas no varejo brasileiro é o de supermercados e, segundo a pesquisa, um terço equivale a perdas desconhecidas, como furtos. De acordo com Charles Urban, gerente de prevenção e perdas do Covabra Supermercados, a preocupação com a segurança é algo presente em toda sociedade, logo, nas empresas não pode ser diferente. ?Não agir contra as perdas desconhecidas é ignorar a oportunidade de melhorar resultados. Com o avanço e a modernização da tecnologia em todas as esferas, a segurança em lojas também ganha não só eficiência, mas também agilidade e assertividade?, diz.
Segurança para empreendedores e clientes
Em um outro modelo de loja, como os supermercados autônomos, a tecnologia garante toda a segurança das lojas e, para Marcelo Villares, COO da Minha Quitandinha, é primordial para o dia a dia da operação. ?Estamos sempre aprendendo, atualizando e tentando criar inovações para melhorar a segurança nas lojas, tanto para o empreendedor quanto para os clientes?, afirma.
Segundo Villares, a segurança é uma questão de extrema importância para a Minha Quitandinha e a ideia é criar tecnologias para aumentar a segurança nas lojas sem impactar a experiência de compra dos clientes. ?Novas tecnologias como reconhecimento facial na entrada da loja e até para pagamento já estão sendo estudadas para implementação, evitando, assim, possíveis fraudes?, conta o executivo.
Para o gerente de prevenção e perdas do Covabra Supermercados os desafios que existem para os supermercados que aplicam inovações em segurança estão em conhecer o consumidor e colocá-lo no centro das decisões, estimular a colaboração interna e externa e aprender a lidar com o fracasso como parte do processo. ?Conhecer esses desafios e entender é o primeiro passo para conseguir enfrentá-los. Essa transição para uma cultura de inovação requer consistência e persistência, pois, como ocorre em todo tipo de mudança, haverá resistência?, acredita Charles Urban.