Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
20 de março de 2025

Supermercados Nacional encerra operações de oito unidades no Paraná

O Grupo Carrefour Brasil planeja desinvestir todas as lojas das bandeiras Nacional e Bom Preço

O Grupo Carrefour Brasil comunicou ao mercado que foram assinados acordos para o encerramento de 8 lojas de supermercados da bandeira Nacional localizadas na cidade de Curitiba, no Paraná.

LEIA TAMBÉM
Carrefour Brasil convoca assembleia para debater sobre fechamento de capital
Grupo Muffato e Festval anunciam compra de oito unidades do Carrefour

As transações fazem parte da estratégia do Grupo para simplificar e agilizar suas operações do segmento Varejo, focando no negócio principal de lojas de grandes formatos. A companhia planeja desinvestir todas as lojas de supermercados das bandeiras Nacional e Bom Preço, 64 lojas no total.

As 47 lojas da bandeira Nacional, localizadas na região Sul, e as 17 lojas da bandeira BomPreço, localizadas na região Nordeste, entregaram R$ 1,5 bilhão de vendas brutas nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024 (1,3% das vendas brutas totais do Grupo e 6% das vendas brutas do segmento Varejo) com contribuição negativa de R$ 42 milhões no EBITDA. Dessas 64 lojas, 11 são de propriedade da companhia e 53 são alugadas. As despesas com aluguel dessas lojas somaram R$65 milhões nos últimos 12 meses encerrados em setembro.

A companhia espera levantar cerca de R$ 400 milhões com a venda dessas lojas. Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de 7 lojas BomPreço e 8 lojas Nacional por um valor que representa uma porção material do total esperado. A provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024.

Após a conclusão deste plano de desinvestimento, que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, o Grupo deverá manter 21 lojas de supermercado rentáveis localizadas em regiões estratégicas e operadas sob a bandeira Carrefour Bairro.

Comentários(1)
Mauricio Bendixen
21 de março de 2025 às 12:44

Certamente desonera o Carrefour e premia o cliente dessas regiões. Considero que a bandeira nacional na praça de Curitiba foi um grande erro estratégico. Lojas que nunca performaram bem mesmo com a bandeira Mercadorama que era tradicional. Erros de mix, de qualidade de serviço prestado e falta de identidade com o cliente regional contribuíram muito ao longo dos anos. Penso que a passagem destas lojas para as regionais com muito mais conhecimento dos clientes será um presente, já que a bandeira Festval e a a Muffato, trazem o mix, a qualidade e o atendimento que o cliente desta praça já reconhece.

Responder
Deixe seu comentário