Por Redação
17 de outubro de 2024Supermercados preparam estratégias para destacar itens mais desejados durante a Black Friday
Especialistas destacam não perecíveis, bebidas e itens de higiene como tendência e ofertas personalizadas como diferencial
A Black Friday, evento tradicionalmente associado a eletrônicos e grandes descontos em e-commerce, tem se expandido rapidamente para outros setores, incluindo o varejo alimentar. Atualmente, a data já movimenta diversos supermercados no Brasil, que aproveitam o aumento na demanda por produtos essenciais e itens específicos para as festas de fim de ano.
De acordo com Patrícia Cotti, professora da FIA Business School, a tendência é que os consumidores utilizem a Black Friday para estocar produtos de consumo frequente, como alimentos não perecíveis, bebidas, itens de higiene e limpeza. “Esses produtos já fazem parte do cotidiano, mas os descontos tornam a compra mais atraente", explica.
Para o economista Igor Lucena, itens como cafés, salgadinhos, vinhos e carnes também são altamente procurados devido à proximidade das festas de fim de ano, com os supermercados já se preparando para atender à demanda desses produtos.
Promoções e diferenciação no varejo alimentar
Para atrair consumidores durante a Black Friday, os supermercados precisam se destacar em meio à crescente competitividade do mercado. “Uma das melhores maneiras de se diferenciar é oferecer ofertas personalizadas para os clientes, com base no histórico de compras. Além disso, promoções relâmpago e kits especiais para os dados ajudam a criar um senso de urgência que estimula a compra”, aponta Cotti.
Para Marcello Marin, mestre em governança corporativa, as redes também devem aproveitar dados para alavancar suas bases de clientes. “Aplicativos e programas de fidelidade são ótimos recursos para manter o consumidor informado sobre as promoções. As redes precisam anunciar suas ofertas e mostrar de forma clara os benefícios, seja para a compra online ou no ponto de venda. O marketing eficiente e bem direcionado pode ser a chave para atrair mais público nesta Black Friday”, destaca Marin.
Logística crucial para redes varejistas
A crescente demanda exige que os supermercados se preparem para evitar problemas de estoque e garantir uma entrega ágil, segundo Igor Lucena, economista e CEO da Amero Consulting. “As redes precisam de um sistema logístico eficiente, já que grande parte das compras são feitas online, evitando que os produtos acabem antes mesmo de estarem disponíveis nas lojas. Isso evita que o consumidor fique frustrado", diz Lucena.
Para garantir o abastecimento, o economista reforça a necessidade de uma boa previsão de demanda e de parcerias estratégicas com empresas de transporte e logística. “Se a rede não organizar o estoque corretamente, pode transformar o que seria um sucesso de vendas em um problema operacional. A Black Friday exige um cuidado extra nesse aspecto”, alerta Igor Lucena.
Para os especialistas, os supermercados que conseguem combinar ofertas reais, boa logística e estratégias de marketing digital, podem atrair um público ainda maior durante a Black Friday. "Os consumidores estão atentos e querem ofertas que realmente fazem sentido. As redes que conseguem oferecer descontos significativos em itens essenciais, sem sacrificar a qualidade do serviço, terão um grande sucesso", completa o CEO da Amero Consulting.