
Por Redação
25 de julho de 2025Supermercados são solo fértil para o mercado de jardinagem
O setor tem registrado um crescimento médio entre 8% e 10% nos últimos dez anos
Com o consumidor cada vez mais atento ao bem-estar dentro de casa, o setor de jardinagem e paisagismo tem colhido bons frutos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado tem registrado um crescimento médio entre 8% e 10% nos últimos dez anos e agora, os supermercados surgem como um canal estratégico para esse avanço.
LEIA TAMBÉM
Checklist para vender flores e plantas no outono
Vinhos ganham espaço nos supermercados com adegas renovadas, eventos sazonais e rótulos inovadores
De olho nesse cenário, a Forth Jardim, empresa especializada em soluções para cuidados com plantas, está ampliando sua presença no varejo alimentar. A marca, que já atua em mais de 4.000 pontos de venda em todo o Brasil, tem intensificado sua atuação no setor supermercadista, apostando na proximidade com o consumidor que busca conveniência e praticidade na hora de comprar.
“É cada vez mais comum ver o cliente incluir no carrinho itens que vão além de alimentos e bebidas. Produtos voltados ao cuidado com a casa e o jardim têm ganhado espaço, com supermercados criando seções exclusivas para essa categoria”, destaca o engenheiro agrônomo Marcos Estevão Feliciano, da Forth Jardim.
Essa mudança no comportamento de consumo acelerada especialmente após a pandemia reflete uma busca maior por qualidade de vida e pelo contato com a natureza dentro de casa. Itens como fertilizantes, substratos e adubos passaram a fazer parte da rotina de compras de quem cultiva jardins, hortas ou vasos em apartamentos.
“A jardinagem caseira se fortaleceu como um hábito que proporciona bem-estar, alivia o estresse e contribui para a saúde mental. É por isso que enxergamos nos supermercados uma oportunidade real de democratizar ainda mais o acesso aos nossos produtos”, afirma Feliciano.
O consumidor tem cultivado mais plantas mesmo em ambientes menores, adquiriu novos hábitos e um estilo de vida mais conectado à natureza, o que vem se refletindo nas prateleiras. O Pão de Açúcar, aposta na categoria há algum tempo, desta vez, ao apresenta um novo conceito de loja premium, criado para oferecer uma experiência de compra diferenciada, em ambientes mais aconchegantes, com produtos e serviços exclusivos, tem na jardinagem uma aliada do que batizou de Circuito Premium, o modelo que será implementado em 11 unidades que serão reinauguradas até o fim de deste mês e o final do ano, em São Paulo e uma no Rio de Janeiro-, marcando oficialmente a estreia do novo conceito.
Segundo o CEO do GPA, Marcelo Pimentel, a proposta é fazer da ida ao supermercado um momento de bem-estar. "Fizemos um ambiente com o DNA do Pão de Açúcar para que o cliente tenha prazer em estar no supermercado."