Por Redação
28 de novembro de 2024Sustentabilidade no varejo: embalagens ecológicas como diferencial competitivo para o Natal
Especialistas mostram como as redes varejistas podem transformar cestas natalinas e presentes com práticas sustentáveis para atrair consumidores
A busca por soluções sustentáveis é uma tendência crescente no varejo, como mostra uma pesquisa do Estudo de Sustentabilidade Global de 2023, onde 85% dos consumidores globais preferem produtos que minimizem os impactos ambientais. Essa conscientização se reflete diretamente no setor varejista, especialmente em épocas sazonais como o Natal, onde a demanda e o consumo são mais altos do que em outros períodos do ano.
De acordo com Rodrigo Sêga, professor da FIA Business School, a adoção de embalagens ecológicas para presentes ou mesmo para as cestas natalinas atende à demanda por práticas responsáveis, trazendo vantagens competitivas significativas para as redes varejistas. “Estamos vendo consumidores cada vez mais engajados com a sustentabilidade. Eles querem comprar marcas que se preocupam com o planeta e isso cria uma oportunidade imensa para o varejo”, explica.
O professor destaca que redes que adotam práticas sustentáveis conseguem atrair clientes conscientes, além de se diferenciarem em um mercado competitivo e reduzir custos operacionais a longo prazo. “Escolher o material certo para embalagens ecológicas é um desafio que exige criatividade e inovação. Papel reciclado, bioplásticos, materiais compostáveis e até tecidos reaproveitados são ótimas opções. Esses materiais não têm apenas apelo ambiental, mas também podem ser estéticamente atraentes e funcionais”, sugere Sêga.
Embalagens sustentáveis e mensagem de cuidado
Luciana Lancerotti, designer de impacto com passagem pela Microsoft, concorda com o professor em relação ao apelo dos materiais usados pelas redes nas suas embalagens. “O papel artesanal, cordas e tecidos reaproveitados não são apenas sustentáveis como também mais bonitos e elegantes. Um presente embrulhado em papel artesanal ou em tecido reutilizado passa uma mensagem de cuidado e personalização que é muito mais significativa. Por que não reutilizar embalagens antigas e decorá-las com desenhos ou adesivos? Isso torna a experiência mais pessoal e sustentável”, afirma.
De acordo com o professor da FIA Business School, para que os consumidores percebam valor nas embalagens sustentáveis, a comunicação deve ser sincera e transparente. “Certificações ambientais, histórias de impacto positivas e informações claras nos pontos de venda são fundamentais para educar os clientes e criar confiança”, ensina Rodrigo Sêga. “Outro dia, ao apresentar amigos com embalagens reaproveitadas, expliquei o impacto positivo dessa prática. As pessoas valorizam quando entendem que existe um propósito por trás das ações”, emenda a designer.
Sustentabilidade como negócio inteligente
Segundo a especialista, além de fortalecer a imagem da marca, comunicar a sustentabilidade de forma clara pode atrair os consumidores interessados a pagar mais por produtos que promovam a responsabilidade ambiental. “Investir em embalagens ecológicas não é apenas uma questão ética; é uma estratégia de negócios inteligente. Redes varejistas que adotam essas práticas percebem ganhos financeiros, como aumento nas vendas e redução de custos logísticos devido ao uso de materiais mais leves. Além disso, as empresas sustentáveis têm maior apelo para investidores focados em ESG, consolidando parcerias estratégicas”, explica Luciana Lancerotti.
Sobre o tema da sustentabilidade, o professor Sêga entende que, no varejo, essa questão vai muito além de uma tendência. “É um movimento necessário para o futuro do setor. Quem adotar essas práticas agora não estará apenas alinhado às expectativas do consumidor, mas também na vanguarda da inovação. A combinação de materiais inovadores, comunicação eficaz e um compromisso genuíno com a sustentabilidade promete transformar a experiência dos consumidores neste Natal e consolidar o varejo como um agente ativo na construção de um futuro mais verde”, conclui Rodrigo Sêga.