Por Vitor Garcia
23 de maio de 2022De humano para humano
Fatores como inteligência emocional, capacitação de equipe e meritocracia se destacaram entre os assuntos abordados no painel
Sob o tema central ?De humano para humano?, o último dia de Congresso no painel de Desenvolvimento e Formação, sob a mediação de Silvia Martins, diretora de programas para famílias empresariais da Fundação Dom Cabral, trouxe reflexões importantes aos presentes.
A começar por Vitoria Thomaz, CEO da ?Onde Casar Brasil?, falando sobre a importância da inteligência emocional no cenário atual de constante transformação sob o tema: ?Competências pessoais que fazem a diferença no trabalho?. ?É difícil, mas é possível lidar com os fatores que nos levam ou nos distanciam da inteligência emocional, mas é essencial manter tudo sob controle adotando atitudes de um profissional de alta performance?.
Já Cidinha Fonseca, sócia-diretora da Humà Consultoria, abordou sobre a relevância da capacitação de profissionais para um novo varejo que se apresenta ao mercado. ? O varejo se caracteriza por ser um grande empregador e é primordial atender às expectativas do novo consumidor, operando em um ambiente mais competitivo?, diz. ?É preciso apostar em novos métodos de capacitação de pessoas, para que estejamos adequados a essa nova realidade?, conclui.
E finalizando as apresentações do painel, Severino Ramalho Neto, diretor-presidente Mercadinho São Luiz, apresentou um dado muito interessante no decorrer de sua palestra: que segundo a Great Place to Work, 87% dos funcionários do Mercadinhos São Luiz dizem que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar comparado com os 70% dos colaboradores das empresas do mercado na América Latina. ?Isso muito nos honra, e por isso acreditamos que é preciso colocar em prática os valores que sua empresa prega, como união, transparência e sempre apoiando a diversidade?, explica. ?Precisamos diariamente conquistar a satisfação dos colaboradores para engajá-los, pois somente dessa forma os reflexos se sobressairão na satisfação dos clientes e resultados da empresa como um todo?.