Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
...
Por Vitor Garcia
30 de maio de 2023

Informação e agilidade como base de sucesso

Fabio Cristiano Donadon e Vasco Portugal apresentaram o case de loja autônoma da rede de supermercados Muffato

Mediado por Manoel Alves Lima, sócio fundador da FAL Design Estratégico, o painel ?Dark Store/Loja Autônoma?, que consiste em pequenos estabelecimentos, normalmente fechados ao criados para atender o mercado de delivery e servem como centro de armazenamento e distribuição de produtos para o e-commerce.

Falando sobre ?E-commerce e Dark Store - o sucesso e o futuro dependem da informação?, Fábio Fialho, CMO da lnfracommerce destacou que as operações e processos dos formatos e-commerce e dark store são amplamente desconhecidas dos consumidores. ?Há muito ainda a ser fazer e a se apresentar ao consumidor, que pouco ainda sabe sobre as vantagens da Dark Store?, diz.

Em contrapartida, para que se tenha sucesso, é preciso trabalhar com o uso da informação precisa, atualizada, sobre o comportamento de compra do consumidor local. ?O uso da informação nos bastidores dessas operações é necessária para que essas operações tenham sucesso. E mais: layout otimizado, localização estratégica, inteligência quanto ao sortimento, integração entre canais?, complementa.

Na sequência, os presentes puderam acompanhar o Case Muffato: implantação e desafios da loja autônoma, apresentado por Fabio Cristiano Donadon, da Muffato e Vasco Portugal, da Sensei, que é uma solução de visão computacional em tempo real, com IA para o varejo que permite que as lojas do futuro sejam pagas e sem dinheiro.

E a pergunta que pairava no ar era: será possível um supermercado 100% autônomo no Brasil? Temos maturidade e tecnologia para isso? O Muffato, uma rede de supermercados fundada em 1974 em Cascavel (PR), mostrou que sim.

A rede de supermercados do Paraná inaugurou a primeira loja autônoma em que os clientes podem fazer os pagamentos automaticamente, sem passar por atendimento humano. O investimento foi de R$ 10 milhões e levou cerca de dois anos até ser concluído.

Donadon explica que o sistema funciona por meio de um aplicativo da empresa. Ao entrar na loja, o cliente ativa um QR code no aplicativo da rede e passa pela porta eletrônica ? se ele entrar com mais de uma pessoa, tudo que o grupo fizer ficará registrado no app de quem liberou a entrada. ?Ao caminhar pela loja de 250 m², 3,9 mil sensores captam o movimento de deslocamento do cliente e cruzarão com a localização dos produtos nas prateleiras e o que é retirado delas. Caso desista da compra, é preciso devolver o produto na prateleira com o sensor?, afirma.

O sistema é baseado em três etapas. A primeira é o monitoramento de cada produto e das pessoas que estão na loja. Não há reconhecimento facial, pois o rastreio é apenas pela posição da pessoa. Pelo peso, as prateleiras inteligentes permitem saber qual item foi retirado. Por fim, o sistema foi treinado para reconhecer todos os itens à venda. As etiquetas de preços da nova loja são digitais. Os preços são exibidos em telas que usam tecnologia parecida com a do leitor digital Kindle, e os valores podem ser modificados em instantes - facilitando promoções, por exemplo.

Fechando a rodada de palestras, Eric Dhaese, General Manager Rappi Turbo, abordou sobre ?O Essencial Em Uma Operação de Dark Store?, ressaltando que não há dúvidas de que o e-commerce é um caminho sem volta para os supermercados de todo o mundo, para implantar o modelo e usufruir dos seus benefícios há várias alternativas logísticas, e uma delas é desenvolver uma operação dark store?, afirma. ?Por ser bem diferente de uma operação física tradicional, exige novos processos e mentalidade?.

O Turbo, serviço de entregas ultrarrápidas do Rappi, reflete uma mudança do comportamento do consumidor, que passa a comprar mais itens de supermercado por aplicativo considerando o tempo de entrega. O Turbo é um botão disponível no superapp que permite o delivery de produtos em até 10 minutos, sendo o mais veloz do mercado nacional. Além da entrega de alimentos frescos e itens da categoria de mercado, o recurso, que é único na cidade, também passará a oferecer refeições prontas para o consumo no café da manhã, almoço, lanches e jantar. ?O Turbo apresenta o tempo de entrega mais rápido do mercado, e nosso objetivo é facilitar a rotina de nossos usuários por meio da economia de tempo e da agilidade do serviço. Seguimos uma tendência mundial de entregas ultrarrápidas e trouxemos esse diferencial competitivo para o mercado brasileiro, devolvendo o que as pessoas têm de mais precioso: o tempo delas.?, explica Dhaese.

Comentários(1)
Antonio Victor Bottinelli
31 de maio de 2024 às 21:21

Excelente

Responder
Deixe seu comentário