Por Vitor Garcia
19 de maio de 2022O ser humano no coração da estratégia
Eduardo Gouveia aposta na felicidade dos funcionários como ferramenta de sucesso de uma empresa
Conduzida brilhantemente por Eduardo Gouveia, conselheiro, investidor em Startups e consultor com passagens pela presidência da Multiplus, Alelo, Livelo e Cielo, a palestra sob o tema ?O ser humano no coração da estratégia? encantou aos presentes no Grande auditório, no primeiro dia do Congresso de Gestão ao abordar a cultura corporativa sob um ?novo olhar?.
Líder carismático que defende a proximidade com seu time, independentemente do nível e cargo, Gouveia defende a importância de as empresas entenderem e praticarem a governança corporativa em sua essência, de modo a induzir o que ele chama de gestão humanizada. ?Antes de mais nada é essencial um diagnóstico e clareza dos aspectos fortes e frágeis da cultura corporativa a fim de que trace as próximas ações. ?Nunca se falou tanto em EX ? Employee Experience ? que nada mais é do que a soma de tudo o que os colaboradores encontram, fazem, veem e sentem ao longo de sua jornada em uma empresa?, explica.
Segundo Gouveia, vivemos uma revolução do EX, com o aumento da competição local e global por talentos, com novas expectativas em relação ao trabalho, aumento do attrition (desgaste de funcionários) e turnover, além de encontrar profissionais mais bem preparados e capacitados.
O foco na gestão humanizada preconiza tratar cada um respeitando suas individualidades, extraindo o melhor que cada um pode dar, valorizando os pontos positivos e minimizando os ?gaps?. ?Não basta fazer pesquisas anuais de comportamento e satisfação, elas devem ser frequentes para que sejam, de fato, efetivas", ressalta Gouveia.
?O que nos faz feliz no trabalho? Gerar resultados, relacionamentos e fazer a diferença?, lembra. Por isso, segundo ele, é tão importante que o líder engaje sua equipe, sendo transparente, reconhecendo, celebrando, tendo uma comunicação aberta e quem sobretudo, inspire por seu exemplo?.
E deixou uma frase para reflexão: ?Gente feliz traz muito resultado e é o único diferencial competitivo de longo prazo?, finaliza.