
Por Redação
13 de maio de 2025Práticas Sustentáveis na Operação de Loja são desafios dos supermercadistas
Especialistas falaram sobre a busca por eficiência operacional e a adoção de práticas que diminuam o impacto ambiental
A falta de conhecimento técnico e o turnover foram alguns dos temas debatidos no Painel Práticas Sustentáveis na Operação de Loja. Pedro Ruivo, formador de líderes e açougueiros, Igor Zerbinatti, do Flex Atacarejo, e Luciana Bueno, do Grupo São Vicente trocaram experiências, nesta terça-feira (13), no painel Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Os especialistas falaram sobre a busca por eficiência operacional e a adoção de práticas que diminuam o impacto ambiental.
LEIA TAMBÉM
Embaixador do Chile no Brasil, Sebatián Depolo Cabrera, marca presença na APAS SHOW 2025
Mudanças climáticas já impactam decisões de compra
Neste painel, iniciativas como o uso de materiais biodegradáveis, a redução de desperdícios e a implementação de tecnologias limpas foram priorizadas pelos participantes.
Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) agradeceu a doação feita pela APAS no evento de 2024 e afirmou que o montante ainda surte efeitos. “Essa ajuda permitiu que entregássemos 200 casas, 20 mil marmitas, mais de 6 mil cobertores, mais um milhão e meio de vale compras, entre outras ações. Devemos entregar mais imóveis em breve”, adiantou.
As enchentes que atingiram o estado gaúcho no ano passado estão diretamente ligadas ao aquecimento global que também impactam no preço final dos alimentos. “O consumidor consegue perceber esse fenômeno e sabe que seca, calor extremo e tempestades impactam nos produtos e nos valores que eles vão pagar nos alimentos”, salientou Lucio Vicente, do Instituto Akatu.
Ele destaca que o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos e eles querem estar relacionados a empresas e marcas que investem em sustentabilidade. “O setor de supermercados pode contribuir com isso, seja no impacto social na comunidade ou em práticas sustentáveis”, afirmou.
Uma dessas maneiras é diminuir o consumo de energia e emissão de gases que afetem o efeito estufa. Segundo Frank Amorin, especialistas da Secretaria do Clima e do Ministério do Meio Ambiente, hoje o Brasil possui tecnologia para que essa diminuição ocorra.
Ele explica que essas emissões ocorrem por meio dos sistemas de refrigeração de alimentos e dos aparelhos de ar-condicionado das lojas. “Com a troca por novas tecnologias, os efeitos negativos na camada de ozônio, são reduzidos drasticamente”, disse.
O ator e roteirista Miguel Falabella encerrou o ciclo de palestras no primeiro dia do Congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, do Festival APAS SHOW, falando sobre a importância da liderança e protagonismo, sem perder valores.
Em quase uma hora de evento, Falabella listou dez itens que ele julga ser essencial para conquistar sucesso e felicidade no trabalho, algo que, segundo ele, teve a ideia de pontuar depois de 40 anos de carreira e uma ruptura inesperada em seu trabalho.
Entre os dez itens listados por Falabella estão: poesia, comunicabilidade, disciplina, praticidade, adaptabilidade, agendamento, persistência, originalidade, entre outros. “Essas são ferramentas que acredito serem necessárias para ter sucesso e encontrar o sucesso no trabalho. Foi com isso que me realizei profissionalmente”, salientou.