Por Redação
21 de dezembro de 2023Aves natalinas retornam ao carrinho de compras na ceia de Natal
De acordo com a Horus, neste ano os brasileiros têm aumentado a procura por produtos típicos da data, mas seguem preocupados com o bolso
A incidência de produtos natalinos no carrinho de compra dos consumidores brasileiros tem apresentado crescimento em 2023 em relação ao ano passado. Segundo dados da Horus, marca do ecossistema Neogrid, comparando de janeiro a setembro deste ano com os mesmos meses de 2022, observa-se um aumento de 2,9 pontos percentuais na presença de itens sazonais na cesta do consumidor, no mesmo período de 2023, o gasto com essas mercadorias foi 0,3 ponto porcentual maior.
A pesquisa da Horus utilizou uma base de cerca de 500 milhões de notas fiscais do canal alimentar, incluindo pequenos varejos, supermercados, hipermercados e atacarejos de todo o Brasil referentes aos últimos 12 meses, mostra que, em dezembro de 2022, 44,7% das compras tinham ao menos um produto especial para o fim do ano e 25,4% do ticket médio do consumidor foram destinados a itens da cesta natalina.
“A expectativa é de que o cenário do ano passado seja intensificado em 2023, com um incremento da incidência e dos gastos com produtos natalinos”, afirma Anna Carolina Veiga Fercher, chefe de Sucesso do Cliente e Insights da Horus. “Com base na análise da cesta de bens de consumo rápido, estimamos que esse crescimento gire em torno de 10% em dezembro.”
O estudo destaca ainda que, após dois anos de substituição das proteínas animais por ovos, principalmente por causa dos preços elevados, o tender e as aves natalinas voltarão a ser protagonistas da ceia deste Natal.
Com a retomada gradual da economia, a criação de novas posições de emprego e a queda de preços de diversos alimentos, especialmente das proteínas animais, o consumidor está ganhando confiança para gastar.
Em dezembro de 2022, as categorias consideradas não sazonais, como leite condensado, creme de leite, refrigerante, chocolate e bombons, também presentes na cesta natalina, apresentaram queda de até 1,2 ponto percentual do share of wallet. Isso significa que sua participação na carteira dos consumidores, apesar da presença no ticket de compra aumentar, indica que o consumidor optou por marcas mais baratas.