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Consumo
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Por Redação
29 de novembro de 2024

Consumidores apresentam interesse em participar da Black Friday

Entre 2023 e 2024, houve um aumento das pessoas que poderão adquirir produtos a depender de preços e condições de pagamento

O especial de novembro da Sondagem do Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) revela um aumento da parcela de consumidores brasileiros que cogitam a possibilidade de comprar produtos ou serviços na Black Friday, em comparação com o ano passado.

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A parcela dos consumidores que têm certeza de que comprarão nesta data especial do comércio diminuiu entre 2023 e 2024, de 9,6% para 5,6% do total. No mesmo período, houve um aumento de 8,2%, da proporção dos que poderão adquirir produtos a depender de preços, condições de pagamento ou outros fatores, esse aumento está relacionado principalmente à questão dos preços.

A soma das parcelas dos que comprarão com certeza ou que estão interessados em participar dependendo de preços ou outras condições aumentou 4,2% entre os dois anos. A parcela dos que não sabem se “pretendem comprar produtos ou serviços na Black Friday 2024” caiu de 5,3% para 4,4% dos respondentes.

Desde 2017, quando o tema foi incorporado à Sondagem do Consumidor do FGV IBRE, o percentual de pessoas que não tinham a intenção de comprar nessa data se manteve acima dos 60%, mas em 2024, esse percentual foi inferior a esse nível, embora muito próximo, ficando em 59,4%.

“Alguns fatores podem levar a este aumento da incerteza quanto às compras na Black Friday. Primeiramente, a percepção de que algumas das promoções não são realmente descontos em relação aos preços vigentes nos diferentes mercados. Um segundo ponto é que as taxas de juros, embora estejam nominalmente abaixo dos níveis vigentes no ano passado, ainda são elevadas e com tendência de alta no momento. Por fim, as famílias brasileiras vivem um contexto de endividamento e inadimplência historicamente elevados”, destacou Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE e pesquisadora responsável pelo estudo.

Em 2024, 70,9% dos consumidores aguardaram a ocasião para adquirir bens ou serviços necessários, uma alta em relação ao ano passado. Já 25,9% deles estão aproveitando os descontos desta data para antecipar compras de Natal, um recuo na comparação anual.

Em 2024, 47,5% das pessoas que têm a intenção de comprar nesta data pretendem realizá-lo de forma totalmente online, seguido pela opção híbrida (27,2%) e pela compra totalmente presencial (17,0%). A preferência por canais digitais permanece a maior entre os consumidores, com um aumento em relação a 2023, quando a parcela correspondia a 40,7%.

No geral, os resultados da pesquisa extraordinária da Sondagem dos Consumidores de 2024 mostram uma continuidade do aumento da parcela de consumidores suscetíveis a participar da Black Friday, a depender principalmente dos preços. Se ao mesmo tempo há uma gradativa popularização da Black Friday no país, as melhores condições de renda e emprego, atrelado a uma inflação moderada, têm contribuído para fortalecer o interesse dos consumidores no evento, indicando um cenário mais favorável para o aumento das vendas, especialmente entre aqueles que buscam promoções significativas e vantagens econômicas

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