Por Redação
9 de fevereiro de 2024Período de Carnaval traz oportunidades de vendas para empresas do varejo
Dom Atacadista mira em vendedores autônomos e especialista destaca desafios para as redes varejistas
O Carnaval agita as ruas em todo o país e também as vendas do varejo. Ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou uma movimentação financeira de mais de R$ 8 bilhões, mostrando que o período de folia traz alegria não apenas para os foliões, mas também para os empresários do varejo. Percebendo a oportunidade de aumentar as vendas no período, a rede Dom Atacadista iniciou o Festival Carnaval com ofertas e promoções para clientes do Clube de Vantagens Meu Dom, assim como vendedores autônomos que trabalham nas ruas em cidades do estado do Rio de Janeiro no Carnaval.
De acordo com Caroline Barros, gerente de marketing da Dom Atacadista, as categorias que mais se destacam em vendas durante o período do Carnaval são bebidas como cerveja, destilado, refrigerante e água, carnes e itens para churrasco e acessórios para uso em praias e piscinas. “Cuidamos para que o cliente consiga entrar na loja e ver facilmente todas as ofertas e oportunidades do período. Prezamos muito por ilhas bem sinalizadas e com variedade de produtos, além de colocarmos sempre na entrada da loja as principais ofertas de bebidas para que o cliente já saiba onde vai economizar antes mesmo de colocar os pés no ponto de venda”, diz.
Para atrair os ambulantes, a empresa aposta em preços diferenciados para compras em atacado e um item indispensável para os vendedores autônomos. “Estamos com ofertas especiais para vendedores ambulantes que, comprando alguns packs de bebidas específicas, ganham um isopor de 45 litros para tornar ainda mais fácil a venda nas ruas”, explica a gerente de marketing da rede Dom Atacadista.
Ativação de produtos e desafios do Carnaval
Para Gustavo Malavota, cofundador do Grupo Mola e fundador do Instituto Vendas, o Carnaval é uma época do ano de oportunidades únicas para o varejo aumentar suas vendas principalmente em categorias de produtos que tendem a se sobressair. “A procura por bebidas alcoólicas e não alcoólicas aumenta, assim como alimentos práticos e itens fáceis de preparar. Maquiagens coloridas, glitter biodegradável e protetores solares também são essenciais para os foliões. Adotar essas estratégias não apenas impulsiona as vendas durante o Carnaval, mas também criará uma conexão mais forte entre sua marca e os consumidores, estabelecendo uma base sólida para futuros negócios”, afirma.
Segundo o fundador do Instituto Vendas, a melhor forma de ativar os itens mais procurados no Carnaval é decorar o PDV e criar um ambiente convidativo e festivo. “Além disso, os produtos mais procurados devem ficar em pontos estratégicos da loja, facilitando o acesso e a visibilidade. Para produtos como bebidas e alimentos, as degustações podem atrair consumidores e incentivar compras impulsivas”, acredita Malavota.
Apesar de lucrativo, Gustavo estende que o período de Carnaval traz desafios específicos para o varejo, principalmente para a gestão de estoque, segurança da loja, logística e distribuição de produtos, assim como atendimento ao cliente. “As redes devem assegurar que produtos de alta demanda estejam disponíveis, garantir a segurança dentro das lojas para evitar furtos, fazer a reposição rápida de produtos e manter a qualidade do atendimento mesmo com aumento do volume de clientes”, conclui o cofundador do Grupo Mola.