Por Redação
29 de outubro de 2024Setor espera crescimento de 5% nas vendas de panetones para 2024
Indústria e varejo se preparam para o aumento de demanda durante a temporada de fim de ano
A indústria alimentícia está otimista para a próxima temporada de festas de fim de ano. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o setor espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas e 5% a 8% no faturamento de panetones em 2024. Este ano, as fabricantes apostam em novos sabores, embalagens criativas e mais inovação em seus portfólios, que prometem agradar tanto os consumidores tradicionais quanto aqueles que buscam novas experiências.
De novembro de 2023 a janeiro de 2024, as vendas de panetones registraram crescimento de 31,5% em faturamento, alcançando 37,6 milhões de lares brasileiros. O formato tradicional de panetone continuou sendo o preferido entre os consumidores, representando 43% das vendas totais da categoria, com destaque para os sabores clássicos de frutas cristalizadas e gotas de chocolate.
Para atender à crescente demanda e aos diferentes perfis de consumidores, as indústrias de panetone já estão se preparando para a sazonalidade 2024/2025. Além dos tradicionais panetones de frutas cristalizadas e chocotones, novas opções, incluindo sabores salgados e versões sem glúten e lactose, formatos e embalagem, estão chegando às prateleiras dos principais mercados do Brasil.
O presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, destaca que o segmento de panetones têm uma contribuição significativa no faturamento geral da indústria de produtos natalinos, representando uma parcela importante do desempenho anual das empresas. “A cada ano, a categoria de panetones ganha mais relevância dentro do nosso setor, tanto em termos de faturamento quanto em geração de empregos temporários, especialmente no período de festas”.
Crescimento na fabricação própria
Não é apenas a indústria que está se preparando para a fabricação de panetones. Varejistas estão investindo em produção própria visando a alta das vendas durante a temporada de fim de ano. Esse é o caso das redes Pão de Açúcar e Extra, bandeiras do GPA, que já iniciaram a fabricação própria do produto e esperam vender 10% a mais do que em 2023. projetam crescimento de 10% nas vendas de panetones de fabricação própria. No total, as varejistas têm a expectativa de comercializar 700 mil unidades de panetones entre os meses de outubro e dezembro.