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E-commerce
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Por Vitor Garcia
24 de janeiro de 2023

9 em cada 10 consumidores realizam compras online em PMEs, de acordo com pesquisa

Levantamento destaca que 50% dos clientes compram igualmente ou mais em médias e pequenas empresas frente às grandes corporações

O mercado online não para de crescer e isso não é novidade para ninguém. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. O resultado é recorde para o comércio online, de acordo com dados da Neotrust. E, nesse mundo digital, as famosas PMEs são vistas com bons olhos, quando comparadas com as grandes empresas. 4 em cada 10 pessoas avaliam que os melhores preços são dessas empresas e 3 em cada 10 delas alegam que os produtos são de melhor qualidade, quando comparam companhias desse porte à grandes e renomadas marcas. Os números são de pesquisa recente produzida pela Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce, para vender online em diversos canais sem burocracia, que contou com 811 entrevistas online, entre 20/06/2022 e 18/07/2022, com consumidores que realizaram compras online nos últimos 12 meses. 

Além disso, 9 em cada 10 consumidores realizam compras em pequenas e médias empresas, de acordo com pesquisa da Locaweb. Já os modos de compra mais populares no meio online são via websites e lojas virtuais, com 70% das respostas e dentro de aplicativos, com 69%. Dentre os meios de compra online, há uma maior adesão do público 30+ aos websites/lojas virtuais, enquanto o jovem de 18 a 29 anos é mais adepto aos aplicativos e redes sociais.

?O digital chegou para continuar mudando a vida dos consumidores, trazendo agilidade, praticidade e sendo crucial para expandir horizontes de negócios. Nosso trabalho, com a Tray, é cada vez mais ensinar o PME a dedicar tempo em estudar o consumidor, levando a ele produtos e serviços de qualidade, de acordo com cada necessidade e desejo específico dele?, destaca Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray.

E o comportamento do consumidor? 

O que motiva o cliente a realizar uma compra de forma online é, principalmente, a praticidade na compra (59%), seguido pela comparação dos preços (54%) e praticidade na entrega (53%). Na busca por um produto, 6 a cada 10 consumidores optam por pesquisar em marketplaces.

43% dos consumidores que compram em PMEs priorizam a compra neste tipo de empresa. E a projeção de compra nos próximos 6 meses é ainda mais positiva. 8 a cada 10 consumidores pretende comprar em PMEs, sendo que 21% pretende comprar mais nelas do que em grandes empresas. As mulheres são mais tendenciosas à compras em pequenos comércios, já que 54% delas compra igualmente ou mais em PMEs.

É importante ressaltar que os empreendedores precisam combinar este olhar mais atualizado do que há de mais novo e promissor no mercado com as premissas essenciais do e-commerce. ?O cliente está preferindo comprar no ambiente digital, isso é fato. Nossa dica é sempre prezar pelo bom atendimento, com uma gama ampla de ferramentas que o auxiliem nessa jornada. Por fim, não se pode perder de vista a importância de continuar investindo em campanhas de marketing, experiência de compra, qualidade na entrega e na oferta de formas de pagamento, buscando sempre uma sintonia com a opinião dos consumidores para aprimorar o atendimento? pontua Guimarães.

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