Por Vitor Garcia
7 de dezembro de 20224 vantagens de indústrias e distribuidores que vendem online
Especialista elenca principais benefícios do segmento
O e-commerce B2B (business to business), atingiu em 2021 um valor de US$ 6,8 bilhões no mundo, e, deve crescer cerca de 20% ao ano até 2030, segundo estudo da Grand View Research, empresa global de pesquisa e consultoria de mercado. O aumento no número de indústrias e distribuidores adeptos ao comércio eletrônico demonstra o potencial de resultados que uma plataforma de e-commerce pode trazer também para esse mercado.
?Nos últimos anos, expandir as operações para o mundo virtual se tornou crucial para empresas e indústrias acompanharem a transformação digital e se manterem competitivas. É um mercado em expansão também para o segmento B2B e isso requer desses players atenção aos seus sites e plataformas, para que tenham a melhor operacionalidade possível e permitam explorar ao máximo as vantagens de ser também um e-commerce?, pontua Eric Vieira, head de e-commerce no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina.
É importante ressaltar que para entrar nesse mercado de vendas online com qualidade e eficiência, contar com parceiros estratégicos em toda a sua jornada, desde a estratégia, passando pela implementação e todas as etapas de operação, é essencial. ?Uma estratégia full digital commerce alia a visão estratégica a uma execução inteligente, com visão e atuação 360º, entendendo dores e desafios dos negócios, para ofertar soluções customizadas e experiência personalizadas, o que se torna um grande diferencial?, reforça Eric.
O especialista elenca quatro grandes vantagens de um negócio B2B ser um e-commerce. Confira:
Entrega rápida e expansão de fronteiras
Entregas rápidas aumentam as chances de fidelização e, ao optar por uma plataforma de e-commerce, esses prazos podem se tornar um diferencial. ?Nesse formato de negócio, distribuidores e indústrias conseguem agilizar as entregas, reduzir estoques e obter melhores preços. O e-commerce ainda permite a expansão de fronteiras, ou seja, é possível alcançar parceiros e clientes em qualquer lugar e tudo isso se reflete em mais resultados?, destaca Vieira.
Aumentar a fidelização dos clientes
Por envolver transações com demandas maiores, o mercado B2B tende a ter relacionamentos mais duradouros e isso fica ainda mais evidente no comércio online. Havendo boas condições de compra e bom atendimento, a retenção do cliente se torna uma consequência natural. ?No e-commerce, atacadistas e distribuidores encontram um canal mais seguro e prático para negociar e passam a optar por manter suas transações nesse ambiente. Com isso, além de clientes recorrentes, o e-commerce B2B traz receitas recorrentes, fruto de parcerias mais sólidas e permanentes?, explica Eric..
Gestão mais eficiente das vendas
Com uma plataforma de e-commerce rápida e eficaz, indústrias, distribuidores e atacadistas otimizam sua logística e podem gerenciar e monitorar os canais de venda em tempo real. Em negócios B2B, com transações envolvendo maior volume de itens e receita, ficar fora do ar, mesmo que por alguns segundos, é ainda mais grave, se comparado a negócios B2C. Na outra ponta, as empresas clientes daquele e-commerce querem prontidão e total estabilidade na hora de comprar. ?Uma plataforma de qualidade facilita a gestão de pedidos e possibilita uma tomada de decisão mais assertiva, devido a um acompanhamento mais próximo e em tempo real dos estoques e das vendas?, pontua o Vieira.
Oportunidade desafiadora
Vale reforçar que a digitalização do setor não anula a importância do time de vendas, muito pelo contrário, a transformação digital não deve ser uma ameaça e sim uma oportunidade. ?Os principais distribuidores e indústrias têm o vendedor na ponta conduzindo esse trabalho, ou seja, quando o vendedor se engaja com a plataforma digital, rapidamente entende que pode vender mais por ela, passa a ter acesso a uma série de dados capazes de expandir seu conhecimento sobre o perfil e preferências dos compradores, adotando estratégias complementares como marketplace para ter um sortimento maior e possibilitar vendas melhores, gerando maior disponibilidade de estoque, uma vez que passa a contar com outros distribuidores comercializando em sua plataforma o mesmo tipo de produto?, finaliza o executivo.