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Economia
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Por Redação
19 de novembro de 2024

Cesta de Natal teve aumento de 9,16% nos itens sazonais

Azeite de oliva e lombo de porco com osso apresentaram alta com 21,30% e 19,72%, respectivamente

A prévia da cesta de Natal, do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta que 15 itens tradicionais terão um aumento médio de 9,16% este ano.

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Entre os produtos analisados, como macarrão espaguete (-2,71), panetone frutas (-1,60%), champagne (0,07%), queijo ralado (2,53%), suco de morango (3,95%), molho de tomate (3,99%), atum sólido (4,29%), bombom (6,31%), peru (7,50%), vinho tinto (8,28%), palmito inteiro (8,48%), azeitona verde com caroço (9,06%), suco de laranja (16,19%) e lombo de porco com osso (19,72%). O azeite de oliva teve a maior alta, com inflação acumulada de 21,30%, seguido pelo lombo de porco.

De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do IPC-FIPE, a pesquisa analisou produtos que, embora não façam parte da cesta de Natal, têm maior consumo nesta época do ano devido à sazonalidade. “Na cesta de Natal estão produtos típicos das cestas prontas, enquanto nos itens de Natal consideramos aqueles que, apesar de não serem típicos, têm consumo ampliado nesta época. Um exemplo é a picanha, que, mesmo fora da cesta tradicional, está presente em churrascos e comemorações”, explica Moreira.

Os itens de Natal analisados foram a farofa (-7,23), bacalhau (3,58%), sorvete (3,85%), uva (4,49%), bolo pronto (6,46%), chester (10,92%), morango (12,02%), pêssego (13,79%), picanha (14,94%), filé mignon (16,87%), pernil com osso (17,80%).

Os números reforçam a importância do planejamento antecipado para economizar nas festas de fim de ano.

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