Por Redação
30 de janeiro de 2026Cortes tradicionais da carne bovina apresentaram as quedas de preço em 2025
Fraldinha teve redução de 9,8%. seguida pelo filé mignon com 9,7% a menos, a picanha, com queda de 3,6% e a costela com baixa de 1,3%
O churrasco dos paulistas ficou mais barato em 2025 graças a fraldinha, filé mignon, picanha e costela. Os cortes tradicionais da carne bovina apresentaram as quedas mais expressivas de preço ao longo de 2025, é o que aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), levantamento realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
LEIA TAMBÉM
Saiba quais são as principais perspectivas econômicas para o primeiro semestre de 2026
Setor de hipermercados e alimentos fecha 2025 com queda de 4,6%
A fraldinha lidera o ranking, com redução de 9,8% no período, seguida pelo filé mignon com 9,7% a menos, a picanha, com queda de 3,6% e a costela com baixa de 1,39%.
Segundo o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, os preços da carne bovina refletiram, em 2025, a combinação entre a expansão das exportações e o fortalecimento da demanda no mercado interno e externo.
"Após um período inicial de preços mais altos, impulsionados pela forte demanda externa e pelo ciclo da pecuária, o mercado passou por ajustes ao longo do ano. Mesmo com o ‘tarifaço’ anunciado pelo governo de Donald Trump no início de agosto, o setor demonstrou resiliência", destacou o economista.
