Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
30 de janeiro de 2026

Cortes tradicionais da carne bovina apresentaram as quedas de preço em 2025

Fraldinha teve redução de 9,8%. seguida pelo filé mignon com 9,7% a menos, a picanha, com queda de 3,6% e a costela com baixa de 1,3%

O churrasco dos paulistas ficou mais barato em 2025 graças a fraldinha, filé mignon, picanha e costela. Os cortes tradicionais da carne bovina apresentaram as quedas mais expressivas de preço ao longo de 2025, é o que aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), levantamento realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

LEIA TAMBÉM
Saiba quais são as principais perspectivas econômicas para o primeiro semestre de 2026
Setor de hipermercados e alimentos fecha 2025 com queda de 4,6%

A fraldinha lidera o ranking, com redução de 9,8% no período, seguida pelo filé mignon com 9,7% a menos, a picanha, com queda de 3,6% e a costela com baixa de 1,39%.

Segundo o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, os preços da carne bovina refletiram, em 2025, a combinação entre a expansão das exportações e o fortalecimento da demanda no mercado interno e externo.

"Após um período inicial de preços mais altos, impulsionados pela forte demanda externa e pelo ciclo da pecuária, o mercado passou por ajustes ao longo do ano. Mesmo com o ‘tarifaço’ anunciado pelo governo de Donald Trump no início de agosto, o setor demonstrou resiliência", destacou o economista.

Deixe seu comentário