Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
21 de agosto de 2024

Churrasco que cabe no bolso: alcatra e contrafilé têm redução de preço em julho

Fraldinha lidera a queda de valor das carnes bovinas, seguida pela picanha

Fazer um churrasco no fim de semana, com a família ou com os amigos, está mais fácil diante da queda do preço da carne bovina. Cortes como alcatra e contrafilé ficaram mais acessíveis, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a FIPE.

LEIA TAMBÉM

O contrafilé apresentou retração de 3% em julho em relação a junho, enquanto a alcatra teve queda de 2,32%. O filé mignon também registrou redução relevante: -1,89%.

No acumulado do ano, a fraldinha lidera a queda de preços das carnes bovinas, com -10,33%, seguida pela picanha, com -9,46%. Já no acumulado de 12 meses, o fígado é o corte com a redução de preço mais expressiva: -20,12%. Na sequência aparece a picanha, com quase -12%.

Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, explica que essas reduções nos preços das carnes acontecem por fatores variados. “A queda no preço internacional da carne bovina e a melhora na condição de produção, são dois pontos que justificam essa queda. Quando se diminui a quantidade de ração necessária e se utiliza mais os pastos, aumenta a pecuária extensiva e o custo da engorda diminui”, diz o economista.

“Há também um terceiro elemento que justifica essa diminuição, que é a possibilidade de importação de carne bovina de alguns mercados, por exemplo, o argentino. A conjunção desses três fatores contribui para a redução do preço da carne ao consumidor final. A tendência do preço continua sendo de queda, motivada também por questões como a inclusão da carne bovina no texto base da reforma tributária”, conclui.

Comentários(1)
Jose Oscar Rodrigues
22 de agosto de 2024 às 12:02

Os argumentos do economista Felipe Queirós são validos, porém no meu ponto de vista tem outros fatores que influenciam na queda dos cortes bovinos que foram citados, tais como o baixo consumo da proteína de carne bovina por falta de dinheiro para comprar, e o contra file, a picanha e a fraldinha são cortes quer o mercado Internacional compra pouco e estes cortes estão sobrando nos estoques dos Frigoríficos, então é preciso colocar no mercado e para vender os volumes que estão sobrando é preciso abaixar os preços.

Responder
Deixe seu comentário