Por Redação
21 de agosto de 2024Churrasco que cabe no bolso: alcatra e contrafilé têm redução de preço em julho
Fraldinha lidera a queda de valor das carnes bovinas, seguida pela picanha
Fazer um churrasco no fim de semana, com a família ou com os amigos, está mais fácil diante da queda do preço da carne bovina. Cortes como alcatra e contrafilé ficaram mais acessíveis, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a FIPE.
O contrafilé apresentou retração de 3% em julho em relação a junho, enquanto a alcatra teve queda de 2,32%. O filé mignon também registrou redução relevante: -1,89%.
No acumulado do ano, a fraldinha lidera a queda de preços das carnes bovinas, com -10,33%, seguida pela picanha, com -9,46%. Já no acumulado de 12 meses, o fígado é o corte com a redução de preço mais expressiva: -20,12%. Na sequência aparece a picanha, com quase -12%.
Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, explica que essas reduções nos preços das carnes acontecem por fatores variados. “A queda no preço internacional da carne bovina e a melhora na condição de produção, são dois pontos que justificam essa queda. Quando se diminui a quantidade de ração necessária e se utiliza mais os pastos, aumenta a pecuária extensiva e o custo da engorda diminui”, diz o economista.
“Há também um terceiro elemento que justifica essa diminuição, que é a possibilidade de importação de carne bovina de alguns mercados, por exemplo, o argentino. A conjunção desses três fatores contribui para a redução do preço da carne ao consumidor final. A tendência do preço continua sendo de queda, motivada também por questões como a inclusão da carne bovina no texto base da reforma tributária”, conclui.
Os argumentos do economista Felipe Queirós são validos, porém no meu ponto de vista tem outros fatores que influenciam na queda dos cortes bovinos que foram citados, tais como o baixo consumo da proteína de carne bovina por falta de dinheiro para comprar, e o contra file, a picanha e a fraldinha são cortes quer o mercado Internacional compra pouco e estes cortes estão sobrando nos estoques dos Frigoríficos, então é preciso colocar no mercado e para vender os volumes que estão sobrando é preciso abaixar os preços.