Por Redação
1 de janeiro de 2024Itens da cesta de fim de ano registram crescimento de venda
O estudo analisou dados de itens como fruta in natura, maionese, panetones, vinho, leite condensado, farofa, castanha e outros
Levantamento da Scanntech aponta que as cestas com produtos de fim de ano tiveram um aumento de vendas 2,37%, em comparação com o mesmo período em 2022. Este crescimento é impulsionado por um aumento de 5,1% no preço médio dos itens da cesta.
Composto por vários itens, o azeite foi o que registrou o maior aumento de preço entre as categorias (34,5%), enquanto as vendas unitárias mostraram uma retração considerável, sendo o azeite também o produto com a maior queda em vendas unitárias (-14,93%).
O estudo analisou dados de itens como fruta in natura, maionese, panetone, vinho, leite condensado, farofa, castanha e outros durante as duas semanas após a Black Friday entre os anos de 2023 e 2022. Na inflação dos preços se destacam a fruta em calda com aumento de 13,83% no valor, o espumante subiu 5,33% e frutas secas 2,29%.
Entre os produtos da cesta que apresentaram a maior retração no preço está o leite condensado com deflação de 13,16%, o motivo é a redução do preço da matéria prima, o leite. Em segundo lugar ficou o milho em conserva com 7,73%, tão comum em farofas e maioneses.