Por Redação
12 de julho de 2024Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 6,3% nas vendas em junho
O setor de supermercados e hipermercados registrou alta de 8,5%
O varejo em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul apresentou crescimento de vendas acima da média nacional em junho, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Enquanto o varejo nacional cresceu 2,8% em termos nominais, em comparação a junho de 2023, a capital gaúcha teve alta de 3,6% no mesmo período. O comércio no estado do Rio Grande do Sul, por sua vez, registrou alta de 6,3%. Já as vendas nas trinta cidades mais afetadas pela tragédia cresceram 7,5% em média.
LEIA TAMBÉM
Setor supermercadista se mobiliza para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Porto Alegre
A capital do estado apresentou alta em quase todos os principais setores do varejo em junho: postos de combustíveis (11,7%), supermercados e hipermercados (5,3%), farmácias e drogarias (3,1%), vestuário (2,3%) e alimentação de bares e restaurantes (0,6%).
A partir de um levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o ICVA elencou as trinta cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes no mês de junho — exceto Porto Alegre.
Além da alta de 7,5% no varejo, os setores de óticas e joalherias (17,4%), supermercados e hipermercados (11,5%), postos de combustíveis (10,3%) e alimentação de bares e restaurantes (7,9%) foram destaques. Vestuário também cresceu (0,9%).
Rio Grande do Sul
As vendas no estado cresceram 6,3% em junho em relação ao mesmo mês de 2023. Postos de combustíveis, com 16,1% de alta, foi o principal destaque. Na sequência, estão óticas e joalherias (10,2%), supermercados e hipermercados (8,5%), farmácias e drogarias (7,3%) e alimentação de bares e restaurantes (4,7%).