
Por Redação
12 de agosto de 2025Varejo alimentar teve crescimento de 5,7% nas vendas em relação a junho
Pela primeira vez em mais de um ano, cesta de mercearia básica cresce em volume
De acordo com novos dados da Scanntech, o varejo alimentar apresentou, em julho, sinais de recuperação após meses de retração nas vendas em comparação com o ano anterior, dando um certo alívio para o setor. O volume comercializado se manteve praticamente estável, com variação de -0,3%, enquanto o fluxo de consumidores nas lojas aumentou 1,3%.
Na comparação com junho, o desempenho foi ainda mais positivo: as vendas subiram 5,7%, acompanhadas de uma retração de -1,1% nos preços. O cenário aponta para uma possível retomada do abastecimento das dispensas dos brasileiros.
O resultado do mês foi impulsionado principalmente pelas cestas de perecíveis, mercearia e mercearia básica. Esta última, inclusive, registrou crescimento em unidades pela primeira vez em mais de um ano. As três categorias também apresentaram redução de preços, com quedas de 2%, 0,4% e 1,7%, respectivamente.
Entre os produtos com maior contribuição para o desempenho positivo no curto prazo estão:
Legumes com crescimento de 11,9% na procura e queda de -9,3% no preço médio; oleo, com aumento de 11,1% nas vendas e queda de -0,8% no preço; massa instantânea, com alta de 6,7% e recuo de -0,9% no valor médio; massa alimentícia, que cresceu 6,4% em volume e teve redução de -1,2% nos preços; frango, com alta de 6,8% nas vendas e queda de -1,7% nos preços; bovino, com alta de 6,2% nas vendas e queda de -0,6% nos preços.
“Começamos o segundo semestre com sinais de retomada no varejo alimentar, após dois meses de queda no consumo. Isso sugere uma recuperação gradual da confiança do consumidor, embora o cenário macroeconômico ainda exija atenção. É preciso adaptar-se mês a mês. Agosto se torna, assim, um momento estratégico para revisar o que funcionou e usar esses aprendizados no planejamento do restante do ano”, comenta Felipe Passarelli, Head de Inteligência de Mercado da Scanntech.
A análise regional no acumulado de 12 meses revela comportamentos distintos de consumo. A região Sul se destacou com crescimento de 1,1% nas vendas por unidade, enquanto as demais registraram retração. As quedas mais expressivas foram observadas no Norte (-2,3%), Centro-Oeste (-1,5%) e Leste (-1,3%), seguidas por Nordeste (-0,4%) e São Paulo (-0,3%).