Por Redação
24 de dezembro de 2024A importância de uma experiência de compra sem ruídos
Experiência fluida e intuitiva aumenta a confiança do cliente, leva à fidelização e reduz custos operacionais.
Uma compra sem ruídos é aquela livre de qualquer obstáculo ou distração que possa interromper o processo de compra. É uma experiência fluida, intuitiva e livre de qualquer tipo de fricção, seja ela tecnológica, visual ou mesmo emocional.
Quando um cliente encontra obstáculos durante o processo de compra, a probabilidade de abandono do carrinho é alta. Uma experiência sem ruídos aumenta a confiança do cliente e o incentiva a finalizar a compra. Tanto é que, clientes satisfeitos tendem a se tornar compradores fieis e a indicar a marca para outras pessoas, contribuindo para a construção de uma relação duradoura com o cliente.
Um processo de compra otimizado e sem falhas pode reduzir custos operacionais, como os relacionados a atendimento ao cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma experiência de compra única e superior é fundamental para se destacar.
De acordo com Uana Amorim, Fundadora da Saint Germain, na compra presencial, o ruído pode surgir normalmente da falta de treinamento dos vendedores por falta de clareza sobre o produto ou dificuldades na comunicação com a equipe. “Sentimos um ruído quando há excesso de produtos expostos, sobrecarregando visualmente o cliente e desviando o foco, por isso a importância de destacar as peças principais”, exemplifica.
Mas não é apenas nas compras presenciais que isso acontece. No ambiente online, o ruído pode aparecer através de páginas com muitas distrações, informações confusas ou um fluxo de compra complexo. “Nossa missão é garantir que o cliente tenha uma experiência fluida e transparente, onde cada passo seja intuitivo e alinhado com o conceito de simplicidade e transparência que norteia a nossa marca”, conta a empresária.
Um atendimento de excelência, para Uana, é sustentado por quatro pilares: empatia, conhecimento, proatividade e transparência. Empatia para compreender o cliente, conhecimento para orientar de maneira precisa, proatividade para antecipar necessidades, e transparência para assegurar uma relação de confiança. “Esse é o compromisso que buscamos em cada interação, seja no ponto físico ou online, para que o cliente sempre se sinta bem acolhido e valorizado”, defende.
Por isso, técnicas como a escuta ativa tem se mostrado cada vez mais importantes. Ela é essencial para entender verdadeiramente o que o cliente deseja e, com isso, pode-se oferecer uma experiência personalizada. É um meio de entender as necessidades e expectativas do cliente, proporcionando um atendimento acolhedor que reforça a confiança e a conexão com o consumidor.